Na posse da subseção de Bagé, Lamachia reafirma o papel da OAB/RS em defesa do Estado Democrático de Direito
Durante a cerimônia que empossou a nova diretoria para o triênio 2025-2027, o presidente da Ordem gaúcha destacou a importância de proteger a democracia em sua integralidade e garantir os direitos dos advogados.
28/03/2025 18:15
A subseção de Bagé celebrou na quarta-feira (26) a posse de sua nova diretoria para o triênio 2025-2027. O evento reuniu membros da advocacia local, autoridades e representantes da OAB/RS, destacando o compromisso de fortalecer o exercício profissional e o acesso à Justiça na região. Foram empossados o presidente Luís Mariano Mazzini Niederauer, a vice-presidente Mireia Cabral Neto, o secretário-geral Nilton Passos Mendes, a secretária-geral adjunta Vanessa Budó Dias e o tesoureiro Pedro Jerre Greca Mesquita, além dos conselheiros subseccionais (veja a nominata completa abaixo).
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou que a Ordem vem fazendo a defesa integral da democracia, citando a firme atuação da instituição ao denunciar excessos praticados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como o Inquérito 4.781, e ressaltando o papel da entidade na defesa do Estado Democrático de Direito. “A OAB/RS continuará dizendo que não aceita qualquer espécie de golpe, ditadura, seja militar ou do Judiciário, ou rompimento da Constituição. Nós dissemos e vamos continuar reafirmando: a democracia é o único caminho para a sociedade ter paz, prosperidade e desenvolvimento. Nós vamos continuar defendendo a democracia de forma integral, porque é isso que qualquer democrata, qualquer advogada e qualquer advogado nesse país têm que fazer hoje. Eu reafirmo tudo o que foi dito aqui desejando ao presidente Luís Mariano Niederauer uma grande gestão. Viva a subseção de Bagé!”, declarou.
Compromisso com a relevância histórica de Bagé
Em seu primeiro discurso como presidente da OAB Bagé, Niederauer destacou as conquistas obtidas na gestão de Leonardo Lamachia que beneficiaram a advocacia bageense e gaúcha, como a reconstrução do parlatório do Presídio Regional de Bagé, a liberação de precatórios, a defesa da sustentação oral síncrona, entre outras pautas que estão em andamento. E, ainda, destacou a importância de Bagé no cenário da advocacia brasileira.
“A subseção de Bagé é a quarta mais antiga do Estado e a sexta mais antiga do país, o que reforça a relevância da nossa advocacia no âmbito nacional. Vamos honrar a rica história desta subseção e trabalhar incansavelmente para que nossos colegas tenham as melhores condições de exercício profissional e atendimento à sociedade. Nosso objetivo é transformar desafios em conquistas e fortalecer, cada vez mais, a advocacia na região”, declarou Niederauer, reafirmando sua dedicação e o desejo de inovar na gestão.
Advocacia da Campanha: um legado de tradição e crescimento
A história da OAB Bagé remonta a 30 de janeiro de 1933, quando foi inaugurada a sala dos advogados no Fórum do município. Em 19 de abril do mesmo ano, a subseção consolidou-se com a eleição de sua primeira diretoria. Ao longo dos anos, a entidade passou por importantes marcos, como a inauguração da sede própria, que proporcionou melhorias significativas nos serviços prestados aos advogados da comarca e da região. A posse da nova diretoria da OAB Bagé reflete não apenas a continuidade de uma história quase centenária, mas também a renovação de uma missão que vai além da defesa dos interesses da classe: é o compromisso com a cidadania e com o desenvolvimento regional.
Conselheiros subseccionais empossados: Alexandra Leite Lopes, Ana Maria Montezano Gonsales Martins da Silva, Antônio Carlos Silva de Ramos, Edgard Lopes Lucas, Émerson Bernardy, Felipe Barcellos Pacheco, Franciéli Pires Caravaca, Grasiela de Oliveira Soares, João Carlos de Medeiros Ramos, Lélia Teresinha Lemos de Quadros, Lucas Rodrigues Silva, Luis Carlos Prestes Giribone, Luiz Alves, Mara Giselda Soares Rochinhas, Márcio Jardim Matos, Maria Victória Pasquoto de Freitas, Nairusce Takeda da Cruz Macedo, Nedir Alves de Brito, Taiane Corrêa de Moraes, Tânia Mara Oliveira Pereira, Tayer Rossal Godinho e Verônica Assunção de Lima.
Presenças
Também participaram da solenidade o diretor-tesoureiro da OAB/RS e ex-presidente da OAB Bagé, Jorge Fara; a ex-presidente da OAB Bagé Márcia Aidê Soares Rochinas; a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAARS), Paula Grill; os ex-presidentes da OAB Bagé Luis Alberto Gonçalves Silva e Reginaldo Gasso Rodrigues; a presidente da OAB Dom Pedrito, Carolina da Fontoura; a vice-presidente da OAB Dom Pedrito, Camila Frantz; o presidente da OAB Santana do Livramento, Claudio Gonçalves Munhoz; a vice-presidente da OAB Santana do Livramento, Manuela Castro Sanches da Rocha; a secretária–geral da OAB Santana do Livramento, Liane Martins; o vice-presidente da OAB Rosário do Sul, Civana Silveira Ribeiro; o presidente da OAB Uruguaiana, Cassius Rotta Mendes; o delegado da CAARS de Rosário do Sul, Mariano Rodrigues da Costa; o delegado da CAARS de Bagé e conselheiro da OAB/RS, Marcelo Godinho Marinho; a presidente da Câmara de Vereadores de Bagé, Andrea Gallina; o juiz titular da Justiça Federal, Everson Guimarães da Silva; a defensora pública Luciane Trindade; o diretor da Promotoria de Justiça de Bagé, Claudio Rafael Morosin Rodrigues; o juíz federal substituto Ruhan Ferreira da Silva Puskov Cascales; representando os servidores e as servidoras do Foro Trabalhista de Bagé, Abdel Furtado Ali; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Bagé (ACIBA), Leonardo Macedo; a tesoureira do Conselho Bageense da Mulher Empreendedora (COMABE), Rosi Pinheiro; o procurador-geral da Universidade da Região da Campanha (URCMAP), Ramiro Alagia Brasil; o reitor da URCAMP, Rafael Moreira; a coordenadora do curso de Direito da URCAMP, Lourdes Helena Martins da Silva; o procurador-geral da URCAMP, Ramiro Alagia Brasil; além de demais autoridades, familiares, colegas e amigos da diretoria empossada.
28/03/2025 18:15