Home / Noticias / 22.08.2015 05:33

Nenhuma subseção sem sede: prédio da OAB Santa Maria é inaugurado

22/08/2015 05:33

http://bit.ly/1MJI6Mc
image-galeria-0

Solenidade, que ocorreu na sexta-feira (22), teve a presença do vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, e o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci.

A nova sede da OAB Santa Maria foi inaugurada, na noite de sexta-feira (21), com as presenças do vice-presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia; do presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci; e do presidente da subseção, Péricles Lamartine Palma da Costa. O prédio está localizado na rua Alameda Buenos Aires, nº 323, no bairro Nossa Senhora das Dores, ao lado do Foro da Comarca, e próximo às principais organizações do Poder Judiciário do município.

O local possui sala de reuniões, do conselho, espaço para eventos e um auditório com capacidade para 70 pessoas. Palma da Costa destacou que a entrega da obra foi um trabalho em conjunto. “Colegas, regozijemos! Este é o resultado, não apenas do nosso esforço, mas de união”, disse. “Que sirvamos de exemplo para todos os agentes, pois podemos promover um País melhor, que precisa de uma advocacia forte. Comunidade, contem com a OAB/RS. É um privilégio recebê-los neste novo lar”, concluiu.

O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer, agradeceu a nova sede e falou sobre a importância da estrutura para os santa-marienses. “Os símbolos da advocacia municipal estão expostos na galeria desta subseção. Figuras como Nelson Jobim e Carlos Maximiliano”, lembrou. “A advocacia é símbolo de servir à vida pública e ao próximo. Precisamos restaurar a natureza ética do País, o que também é uma responsabilidade dos advogados e da OAB”, afirmou. Ele ainda entregou a medalha Carlos Maximiliano para Bertoluci, em homenagem ao exercício institucional voluntário.

Segundo Bertoluci, Santa Maria é uma cidade plural, tendo como importante simbolismo a materialização do novo espaço físico. “Que somente foi possível, a partir das gestões da Ordem, desde 2007”, lembrou. “Quando vivenciamos a entrega de uma sede, já quitada, para 100 mil advogados e 10 milhões de gaúchos, percebemos o resgate da autoestima da Ordem gaúcha”, declarou. “A entrega de uma sede previne a violação das nossas prerrogativas, que são, na verdade, do cidadão. Estamos renovando nosso compromisso. Esse local será ponto de encontro do diálogo entre as instituições”, finalizou.

Para Lamachia, a inauguração “é mais um momento que nos une, principalmente por ser no Mês do Advogado”, garantiu. “Sou eternamente grato aos advogados por estes últimos oito anos. Uma gestão de obra coletiva”, confessou. “Quando assumimos a Ordem em 2007, afirmamos que os advogados teriam férias; que acabaríamos com a compensação de honorários; que a Ordem gaúcha teria suas finanças sanadas e uma sede própria que atendesse às necessidades da classe; que incluiríamos a advocacia no Simples; que extirparíamos do atual CPC o parágrafo 4º do artigo 20; que a contagem de prazos seria realizada em dias úteis; que investiríamos fortemente no Interior; e que resgataríamos a credibilidade da instituição. Todos esses compromissos foram cumpridos um a um”, enfatizou.

“A advocacia brasileira deve se unir em torno de um único projeto para acabarmos definitivamente com a corrupção”, salientou.“Ou acabamos com a corrupção, ou ela acabará com o nosso País. Sem advogado não há liberdade. Sem liberdade não há democracia. Sem democracia não há cidadania. Nós, advogados, somos indispensáveis para a concretização da justiça”, enalteceu.

Também compuseram a mesa o conselheiro federal da OAB Renato Costa Figueira e a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), Rosane Ramos.

Nenhuma subseção sem sede:

Entre 2013 e este ano, foram inauguradas as sedes de Torres e Getúlio Vargas, além das novas instalações da subseção de Santa Rosa, Montenegro, Sapucaia do Sul, Vacaria e Dom Pedrito.

Também estão previstas para serem inauguradas as sedes das subseções de Lagoa Vermelha, Erechim, Carazinho, Encruzilhada do Sul, Soledade, Guaíba, Três de Maio, São Gabriel e Não-Me-Toque, além da modernização da estrutura de Tramandaí.

De 2007 a 2012, na gestão Lamachia, a OAB/RS concluiu as sedes de Marau, Alvorada, Caçapava do Sul, Quaraí, Santo Antônio da Patrulha, Santa Cruz do Sul, Uruguaiana, São Sebastião do Caí, Santo Augusto, Alegrete, Cruz Alta, Cachoeirinha, Vacaria, Igrejinha, São Borja, Taquara, Novo Hamburgo e Estrela, além das ampliações das estruturas de Santa Vitória do Palmar (1ª fase), São Leopoldo, Frederico Westphalen, Camaquã e Bom Jesus.

Presenças:

Também estavam presentes no evento representando a OAB/RS: o vice-presidente, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer; o secretário-geral, Ricardo Breier; a secretária-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; o ex-presidente da subseção de Santa Maria e atual presidente da COOABCred-RS, Jorge Maciel; o vice-presidente do TED, André Araujo; o presidente da CDAP, Eduardo Zaffari; o conselheiro seccional Luiz Alberto Machado; o ex-presidente da subseção e conselheiro seccional José Fernando Coelho; a presidente da Comissão de Seleção e Inscrição (CSI), Regina Soares; os ex-presidentes da subseção de Santa Maria, Carlos Edison Fernandes Domingues, Ervandil Rodrigues Reis, Antônio Carlos Filippe, Elvandir José da Costa, Luís Sérgio Vasques Miotti e Ricardo Jobim; o presidente da OAB Cachoeira do Sul, Marcelo Teixeira; o presidente da OAB Passo Fundo, Alexandre Gehlen; o vice-presidente da OAB Santa Maria, Alessandro Ramos; a secretária-geral da OAB Santa Maria, Francini Feversani; a secretária-geral adjunta, Dirce Marques da Rocha; o tesoureiro, Marcelo Gonçalves Lugo; a delegada do CAA/RS em Santa Maria, Juliane Muller; e o membro da CDAP, Cláudio Baethgen.

Demais autoridades presentes: presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Cechin; juiz federal, Jorge Luís Ledur; juiz federal da 4ª vara, João Batista Brito; juiz diretor da Justiça Trabalhista, Gustavo Fontoura; juiz diretor do Foro, Rafael Cunha; juiz Afif Jorge Simões Neto; juiz Cláudio Aviotti; juíza Eloísa Helena Hernandez; juíza Stefânia Frighetto; juiz da 4ª Vara Cível, Luciano Barcelos Couto; juiz Michel Luciano Vedia Porfiro; promotora Waleska Flores Agostini; promotor Ricardo Lozza; representante da Advocacia-Geral da União, André Cella; representante da Procuradoria-Geral do Estado, Rubem Correa da Rosa; diretor do curso de Direito da Fadisma, Eduardo de Assis Brasil Rocha; coordenador do curso de Direito da Unifra, Cristiano Becker; coordenador do curso de Direito da Fapas, Débora Cristina Evangelista; coordenador do curso de Direito da Fames, Karina Schuch; coordenador do curso de Direito da Ulbra, Karen de Oliveira; presidente da Apusm, Tania Moura Silva; presidente do Sinduscon, Rogério Zanini; presidente da CDL-SM, Everton Falk; chefe de gabinete do prefeito, Ony Lacerda; vereadores Sandra Maria Rebelato, Marcelo Bisogno e João Chaves; representante do Ibama, José Dinarte Pozzati; e o representante da Faculdade de Direito da UFSM, Jerônimo Siqueira Tybusch.

Caroline Tatsch
Jornalista

Alysson Mainieri
Jornalista – MTB 17.860

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

22/08/2015 05:33



Notícia anterior

Em Santa Cruz do Sul, presidente da OAB/RS defende prerrogativas da advocacia em Desagravo Público

22.08.2015
Próxima notícia

Rádio OAB/RS: The Doors é destaque na programação

20.08.2015

Principais notícias

Ver todas