Em alusão às recentes notícias veiculadas pela imprensa uruguaia e brasileira, referentes às lamentáveis ameaças emitidas por um grupo autointitulado de “Comando Gen. Pedro Barneix”, dirigidas a 13 defensores dos direitos humanos na América Latina, a maioria uruguaios, mas também um jurista francês, uma pesquisadora italiana e um brasileiro, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul, atenta aos seus deveres e papel histórico, vem manifestar seu integral apoio e solidariedade às pessoas ameaçadas na referida mensagem, em especial ao militante Jair Krischke, integrante da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto desta Seccional, ativista dos direitos humanos, fundador do Movimento de Justiça e Direitos Humanos do RS e que foi listado nas citadas declarações.
Essas informações foram comunicadas oficialmente ao Governo Brasileiro, pela Direção-Geral de Informação e Inteligência Policial do Governo Uruguaio, por meio do Ofício nº 261/2017, datado de 22/02/2017, dirigido ao cônsul brasileiro naquele país, Sr. Anuar Nahes.
Por fim, preocupada com as referidas manifestações, a OAB/RS expressa também sua consternação com o fato de que situações como essa sigam ocorrendo em nossa sociedade mesmo em tempos de intensa luta pelo respeito aos ideais democráticos e requer que o Governo Pátrio, por meio de suas autoridades, adote as providências necessárias junto ao Governo do Uruguai, visando garantir que tais ameaças não se concretizem.
07/04/2017 12:26