É com profundo pesar que a OAB/RS recebe a notícia do falecimento do ex-presidente da OAB/MT e ex-conselheiro federal, Renato Nery, aos 72 anos.
O advogado foi assassinado com sete tiros na frente do seu escritório, em Cuiabá. O atentado ocorreu na manhã da sexta-feira (5).
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, em nome da advocacia gaúcha, manifesta sua solidariedade aos colegas do Mato Grosso e à família e amigos de Nery.
“Infelizmente, Nery não resistiu a esse covarde ataque sofrido no exercício da profissão. Um atentado contra um advogado significa um ataque à Justiça e ao Estado Democrático de Direito. Vamos acompanhar as investigações ao lado da seccional de Mato Grosso e do CFOAB para que o caso não fique impune. Esperamos uma resposta rápida e firme das autoridades”, afirmou Lamachia.
A seccional gaúcha se une à manifestação de indignação do Conselho Federal, que decretou três dias de luto oficial em memória do colega.
Renato Nery presidiu a seccional mato-grossense durante a gestão 1989 - 1991. Além de servir à advocacia de seu estado, ele trabalhou em prol dos advogados brasileiros e participou de debates relevantes, como as discussões sobre a criação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
06/07/2024 13:07