Home / Noticias / 08.12.2009 20:33

Novos parlatórios e sala da OAB na Penitenciária Madre Pelletier serão inaugurados nesta terça-feira (08)

08/12/2009 20:33

Foto: Juliana Jeziorny - OAB/RS

O presidente da Ordem gaúcha destaca a importância das obras como mais uma conquista para as prerrogativas da classe e para a atuação digna dos advogados nos presídios.

A Ordem gaúcha inaugura nesta terça-feira (08), às 17h, os novos parlatórios e a sala dos advogados na Penitenciária Feminina Madre Pelletier, em Porto Alegre, com a presença do presidente da entidade, Claudio Lamachia. Também estarão presentes o coordenador das Salas da OAB nos Foros da Capital, conselheiro seccional Domingos Baldini Martin; o coordenador da Sala da OAB do Presídio Central, Mateus Marques; além de representantes da diretoria da Susepe e da Penitenciária Madre Pelletier.

Viabilizadas pela OAB/RS as obras de reforma dos parlatórios e a construção de um espaço próprio para a classe no presídio foram iniciadas na primeira quinzena de setembro.

O presidente da Ordem gaúcha destaca a importância de mais uma conquista para as prerrogativas da classe e para a atuação digna dos advogados nos presídios. “A construção da sala da OAB no local e a reforma dos parlatórios, dando privacidade ao advogado no atendimento de seu cliente, visa a oferecer as condições básicas para o exercício profissional do advogado no seu dia-a-dia, podendo ele trabalhar com decência e sem exposição”, afirmou Lamachia.

Segundo o dirigente da OAB/RS, a entidade tem sido protagonista em ações para a melhoria das condições de atuação dos advogados nos presídios do Estado. “Foi assim na instalação de portão eletrônico no estacionamento do Presídio Central para dar segurança aos profissionais; na reforma, ampliação e melhorias na sala da OAB e dos parlatórios no Presídio Central; na luta contra a restrição da Susepe das visitas dos profissionais aos seus clientes; na defesa das prerrogativas da classe; e nas denúncias de desrespeito aos direitos humanos nas penitenciárias do RS e no Instituto Psiquiátrico Forense”, indicou Lamachia.

Nova estrutura

A estrutura no local não oferecia privacidade para conversas entre advogados e clientes. O novo espaço foi dividido em duas cabines, com parede até o teto e portas maciças envidraçadas no meio e presas com pino, por questões de segurança.

De acordo com Marques, o parlatório maior, seguindo as normas de acessibilidade, tanto para o advogado como para o preso, terá apenas uma poltrona, para que o cadeirante possa movimentar-se com praticidade.

Já o espaço criado exclusivamente para os advogados possui banheiro próprio e entrada individual pela recepção do presídio. A sala da OAB/RS oferece condições adequadas para o trabalho dos profissionais, seguindo o modelo do espaço da classe no Presídio Central, com computadores, acesso à internet e linha telefônica.

08/12/2009 20:33

XXVI Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo será entregue nesta quinta-feira (10)

08.12.2009

OAB/RS inaugura sala para advogados criminalistas e novos parlatórios na Penitenciária Madre Pelletier