Home / Noticias / 29.09.2017 20:22

“O futuro da OAB passa pela jovem advocacia”, afirma Breier em Encontro Estadual

29/09/2017 20:22

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, participou, na noite desta sexta-feira (29), do Encontro Estadual do Jovem Advogado, que está em sua 8ª edição. O evento foi uma oportunidade para o debate das dificuldades, anseios, perspectivas e estratégias do início de carreira na advocacia. A atividade foi concomitante com a Conferência Estadual da Advocacia.

Veja todas as fotos da VIII Conferência Estadual da Advocacia

Breier relevou que a OAB/RS tem aprimorado a sua atuação para atender aos interesses do grande número de jovens advogados. “Nós mudamos a nossa fórmula de comunicação com os advogados. Não abandonando os meios tradicionais, mas investimos em tecnologia. Hoje, nós temos uma comunicação em tempo real”, explicou.

O dirigente estimulou a participação dos novos advogados na definição dos rumos da Ordem. “Eu acredito muito que temos que oxigenar e, cada vez mais, estar mais próximo da advocacia. Nós não podemos ficar mais dentro da estrutura da seccional e das subseções. O futuro da OAB passa pela jovem advocacia”, ponderou Breier.

O presidente da Comissão do Jovem Advogado (CEJA), Antonio Zanette, elogiou a atuação da Ordem gaúcha. “O presidente Ricardo Breier é uma pessoa muito eficaz no momento em que está trabalhando pela advocacia. Quero agradecer pelo trabalho que o senhor vem fazendo em prol da jovem advocacia do Rio Grande do Sul”, conclui.

Exercício da advocacia

O vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luís Cláudio Chaves, apontou os atributos essenciais para o exercício da advocacia. Em primeiro lugar, ele apontou a necessidade do comprometimento dos jovens advogados com a ética. “Sem ética o advogado não terá o respeito dos seus pares. Não terá o respeito das demais carreiras jurídicas, que devem funcionar em harmonia e respeito recíproco. Não terão respeito do seu cliente”, explicou.

Em seguida, apontou a importância das prerrogativas. “É a prerrogativa que assegura ao advogado, público ou privado, a garantia de total independência ao poder econômico, ao poder constituído”, refletiu. Por fim, defendeu que os profissionais evitem o comodismo. “Nós nunca sabemos tudo. A busca do conhecimento é eterna para o advogado”, justificou.

O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, afirmou que, apesar das notícias ruins, os advogados devem encarar o futuro com otimismo. “Como é bom ser jovem neste momento. Não vamos ficar lamentando a operação Lava Jato. Eu vou chorar no caixão de um sistema corrupto que retirou do bolso do povo brasileiro bilhões? Se tudo tem que renascer, que renasça”, defendeu.

29/09/2017 20:22

VIII Conferência Estadual da Advocacia: último dia atraiu diversos profissionais e estudantes em palestras simultâneas

29.09.2017

Conquistas da OAB/RS são exaltadas no IV Colégio de Presidentes de Subseções