Home / Noticias / 11.12.2018 11:46

O Segredo da Constituição: crianças aprendem sobre a Constituição Federal através da contação de histórias

11/12/2018 11:46

http://bit.ly/2RPUxf2
Foto: João Vitor - OAB/RS
image-galeria-0

O que uma carta estranha poderia ter de tão valioso para levar uma turma de amigos a desvendar um mistério? Pois o documento não é nada menos do que a Carta Magna brasileira. É a curiosidade sobre seus direitos e deveres que o livro O Segredo da Constituição, lançado na sede da OAB/RS na terça-feira (11), quer despertar na criançada. Através da contação de história para crianças, essa leitura ensina sobre cidadania, explicando a Constituição Federal.

O livro foi escrito pela especialista em Psicologia, pela Universidade Estatal de São Petersburgo, e membra vitalícia da Academia Brasileira de Letras, Artes e Cultura do Brasil, Ana Pregardier; e pelo advogado Rogério Machado. Os autores doaram 100 dos seus livros para o projeto OAB Vai à Escola. As obras serão distribuídas entre os estudantes que serão visitados pelo projeto.

Representando o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, a presidente do Instituto dos Advogados do RS (Iargs) e conselheira seccional, Sulamita Santos Cabral, falou sobre a importância da obra: “Trata-se de fazer com que as crianças já entendam o que é a Constituição Federal, tudo em uma linguagem acessível de uma forma agradável e interessante. Essa iniciativa merece todo o aplauso da OAB/RS e da sociedade”, destacou.

O presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/RS (CECA), Carlos Kremer, demonstrou a alegria que sentiu com a iniciativa dos autores. “O livro é destinado ao público alvo com o qual trabalhamos no projeto OAB Vai à Escola, quando crianças e adolescentes recebem informações jurídicas sobre direitos e deveres, que acabam por transformar vidas. Um exemplo disso, é o fato de o projeto já ter reduzido cerca de 40% o índice de violência nas escolas, segundo pesquisa da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave) ”, falou.

Os autores, Ana Pregardier e Rogério Machado, explicam o motivo de ter escolhido o OAB Vai à Escola para doação: “Sou advogado há 15 anos, acompanhando todo o trabalho social realizado pela OAB/RS. É uma forma de contribuirmos com a entidade, uma matéria que também tenha um cunho jurídico, com a intenção de formar bons cidadãos”, argumentou Machado. Ana, também destacou que o livro surge num momento em que a CF completa 30 anos. “Esperamos que, quando a obra chegar às escolas, consigamos colaborar com elas para levar um pouco da nossa constituição e do que a gente tem no nosso Brasil, trabalhamos para que as crianças aprendam desde cedo sobre seus direitos fundamentais e garantam um futuro melhor para o País”, falou.

Entre as autoridades presentes, também estavam: o chefe de gabinete, Júlio César Caspani; os membros da CECA, Dirce de Camargo Longo e Letícia Magalhães; o membro da Comissão de Defesa do Consumidor, Marcelo de Almeida; a secretária-geral de Canoas, Ana Mattielo; e o superintendente do Procon Caxias do Sul, Luiz Fernando Horn.


Caroline Tatsch
Jornalista

11/12/2018 11:46



Notícia anterior

Lamachia participa no TSE de solenidade de diplomação do presidente da República eleito

10.12.2018
Próxima notícia

35° Prêmio de Direitos Humanos de Jornalismo agracia vencedores na OAB/RS

11.12.2018

Principais notícias

Ver todas