Home / Noticias / 07.09.2011 10:28

O Sul: Mobilização da OAB/RS e de entidades contra a corrupção

07/09/2011 10:28

Jornal de Porto Alegre publicou reportagem, nesta quarta-feira (07), em que aborda o ato público a ser realizado hoje, às 14h.

O desfile cívico militar em homenagem aos 189 anos da Proclamação da Independência do Brasil reúne 4,5 mil civis e militares a partir das 10h de hoje na avenida Loureiro da Silva, no Centro de Porto Alegre. O encerramento do evento está marcado para as 17h, com a execução do Hino Nacional, a extinção da Pira da Pátria e o acendimento da Chama Crioula no Parque Farroupilha.

Cerca de 300 alunos, de seis escolas da Capital, participam da festividade. O governador do RS, Tarso Genro, o secretário da Educação, José Clovis de Azevedo, e outras autoridades civis e militares acompanham a passagem no palanque. Também acontecem desfiles em vários municípios pertencentes à Região Metropolitana, como Esteio, Sapucaia do Sul, Gravataí, Eldorado do Sul, Guaíba e Cachoeirinha.

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) organiza, das 6h30min até as 14h, os bloqueios e os desvios das vias próximas à área do desfile. O órgão também informa que a frota de ônibus de Porto Alegre funciona em sistema de passe livre em homenagem ao Dia da Independência. A EPTC também avisa que seu fone 118 funciona as 24 horas do dia para informações gerais sobre o trânsito e o serviço de transporte na Capital.

MOBILIZAÇÃO — Dezenas de entidades e instituições confirmaram presença para o ato público a ser realizado hoje, às 14h, na sede da OAB- RS (Ordem dos Advogados seccional Rio Grande do Sul), em Porto Alegre. Segundo a entidade, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a ARI (Associação Riograndense de Imprensa), além dos conselhos de classe, sindicatos, associações e maçonaria também estão mobilizando seus membros para integrar a representatividade da sociedade no movimento. O objetivo, conforme a Ordem, é promover a defesa da ética e da moralidade na administração pública.

De acordo com a OAB, a mobilização é a favor da faxina ética, que vem ocorrendo na esfera federal. O ato serve, explica a entidade, para apresentar e debater propostas e medidas para combater a impunidade e a corrupção, as quais ofendem e prejudicam a população e a credibilidade das instituições públicas.

07/09/2011 10:28

Artigo: "A Sociedade Mobilizada pela Ética", por Claudio Lamachia