Home / Noticias / 03.12.2015 15:52

OAB homenageia ministros do STJ com Prêmio Raymundo Faoro

03/12/2015 15:52

http://bit.ly/1MYHLDb
image-galeria-0

A cerimônia foi realizada durante a abertura do evento Lei de Arbitragem – 20 Anos.

A OAB homenageou o Superior Tribunal de Justiça com o Troféu Raymundo Faoro de serviços prestados à advocacia. O presidente e o vice-presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho e Claudio Lamachia, entregaram a comenda aos ministros da maior corte infraconstitucional do País. A cerimônia foi realizada durante a abertura do evento Lei de Arbitragem – 20 Anos.

Segundo Marcus Vinicius, a data vem em boa hora, pois é o STJ o responsável pela efetividade desta prática no Brasil ao interpretar a lei, tornando-a realidade. “É importante para os advogados que tenhamos o STJ com a altivez de que é possuidor, composto por membros que se dedicam a servir a nação”, afirmou.

Lamachia frisou que a advocacia e a magistratura são duas asas do mesmo pássaro, que é a jurisdição. “Ambas devem estar valorizadas em suas prerrogativas e garantias. A estabilidade constitucional e do Estado de Direito dependem muito do trabalho dos ministros do STJ, com equilíbrio e ponderação na aplicação do direito”, complementou.

O presidente do STJ, ministro Francisco Falcão, se disse feliz de retornar à OAB, onde iniciou sua carreira como advogado, em 1976. “Gostaria de ressaltar importância e papel republicano que a OAB vem tendo ao longo dos anos na defesa da democracia. O Brasil atravessa um quadro difícil na economia e na política. Temos certeza de que OAB está como sempre esteve ao lado da sociedade e em defesa da liberdade. Em nome do STJ, agradeço esta magnífica homenagem”, destacou.

Ao entregar os prêmios aos magistrados, Marcus Vinicius relembrou a trajetória de Raymundo Faoro, “figura emblemática da história do País, responsável pela redemocratização do país”. “Esse primeiro passo resultou na Constituição de 88, que criou o Superior Tribunal de Justiça”, esclareceu.

Os ministros do STJ agraciados com o Troféu Raymundo Faoro são: Francisco Falcão, Laurita Vaz, Nancy Andrighi, Humberto Martins, Luis Felipe Salomão, Raul Araújo, Napoleão Nunes Maia Filho, Paulo de Tarso Sanseverino, Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira, Villas Bôas Cueva, Marco Buzzi, Marco Aurélio Bellizze, Assusete Magalhães, Moura Ribeiro, Gurgel de Faria, Reynaldo Soares da Fonseca e Ribeiro Dantas.

03/12/2015 15:52



Notícia anterior

OAB/RS participa do Prêmio Ajuris de Direitos Humanos

02.12.2015
Próxima notícia

OAB/RS prestigia posse de juiz titular de Vara do Trabalho

03.12.2015

Principais notícias

Ver todas