Home / Noticias / 24.08.2011 20:40

OAB/RS acompanha comitiva da subseção de Rio Grande que busca elevação à entrância final

24/08/2011 20:40

Participaram da audiência com o presidente do TJRS, na tarde desta quarta-feira (24), advogados, juízes, promotores de Justiça, representantes do Poder Executivo e Legislativo da cidade, além de sindicatos e entidades da região.

Designado pelo presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia – que está em Brasília –, o vice-presidente da entidade, Jorge Maciel, acompanhou o presidente da subseção de Rio Grande, Francisco Soller de Mattos, em reunião da comitiva da região com o presidente do TJRS, desembargador Leo Lima. O ato, que foi realizado, na tarde desta quarta-feira (24), no Conselho da Magistratura, visa buscar a elevação de entrância da Comarca.

Estavam presentes o vice-presidente do TJRS, desembargador José Aquino de Camargo; o prefeito de Rio Grande, Fabio Branco; o presidente da Câmara de Vereadores, Renato Mattos; o juiz-diretor do Foro da Comarca, Luis Antonio Saud; os deputados estaduais Adilson Troca e Alexandre Lindenmeyer; o desembargador do Quinto Constitucional da advocacia João Pomar; o procurador-adjunto do MP, Marcelo Dornelles; representando o MP Rio Grande, promotor de Justiça Marcio Gomes; o vice-presidente da Comissão de Processo Virtual da OAB/RS, conselheiro seccional Miguel Ramos; o superintendente do Porto de Rio Grande, Dirceu Lopes; e demais advogados, juízes, promotores de Justiça, vereadores, delegados de polícia; além de representantes de sindicatos e entidades da região.

Durante a audiência, diversas autoridades manifestaram-se em favor da elevação da Comarca para entrância final, apresentando argumentos, como o crescimento econômico e populacional da cidade.

Em sua fala, o presidente da OAB Rio Grande destacou a importância do pleito para a advocacia e para a comunidade. "A efetivação deste pedido resultará em imprescindível contribuição para o almejado aprimoramento da prestação jurisdicional na Comarca", afirmou Francisco Soller de Mattos.

O presidente do TJRS ouviu a reivindicação e ressaltou que, no seu entendimento, a cidade portuária merece a elevação. Leo Lima explicou, porém, que a decisão final cabe ao Órgão Especial do Tribunal. "Muitos municípios estão pleiteando para estarem entre as Comarcas que serão elevadas", concluiu o desembargador.

24/08/2011 20:40

OAB/RS promove palestra com secretário de segurança do RJ, José Mariano Beltrame, nesta sexta-feira (26)

24.08.2011

Ordem gaúcha inicia projeto OAB – Ética em Ação em Farroupilha