OAB/RS acompanha pleitos da subseção de Rio Grande em audiência com a corregedoria do TRT4
03/12/2021 17:42
A fim de encontrar soluções para os problemas enfrentados pela advocacia trabalhista de Rio Grande, o vice-presidente da Ordem gaúcha, Jorge Fara, esteve reunido com o presidente da subseção do município, André Monteiro, os corregedores do Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, George Achutti e Raul Zoratto Sanvicente. O encontro ocorreu virtualmente na tarde de quinta-feira (02).
Entre as necessidades mais urgentes, de acordo com o presidente da subseção, está a definição quanto à marcação das audiências de caráter trabalhista na cidade, ocasionadas por uma não padronização envolvendo as quatro Varas do Trabalho de Rio Grande. Segundo André, a decisão dos magistrados pela não realização dos julgamentos em formato presencial, optando pelo modelo digital, tem causado dificuldades para os cidadãos acompanharem as sessões. Além disso, ele também destacou os transtornos encontrados pelos operadores de Direito para, quando preciso, justificar os obstáculos dos clientes em relação ao acesso à internet.
Ao ouvir a explanação de André, o vice-presidente da OAB/RS cobrou que medidas sejam adotadas o quanto antes, assim como solicitou que haja mais empatia por parte dos juízes da região com a advocacia. “A relação entre o magistrado e a advocacia precisa ser harmônica. Nós precisamos da valorização da Justiça do Trabalho, através da união entre a advocacia e o juízes. Afinal, não há justiça sem advogado”, pontuou Fara.
Conforme André, a situação tem contribuído para dificultar o exercício profissional dos advogados e das advogadas locais. “Nós queremos consideração. Porque o que é para ser simples, uma garantia de trabalho tranquila, tem sido comprometida”, salientou.
A partir da contextualização do cenário, Raul Zoratto, que assume o cargo de corregedor regional nesta sexta-feira (03), no lugar de George Achutti, garantiu que irá trabalhar para resolver os problemas. “Eu irei até Rio Grande. Farei uma visita para conversar com os juízes. Então, tentarei, ainda este ano, que haja audiências híbridas ou presenciais”, disse.
Achutti, por sua vez, que já tem ciência da atual situação do município, respaldou a posição adotada por Zoratto. “Há o propósito, sim, de ir atrás da recuperação dos processos, que precisam ser reincluídos em pauta. Portanto, acho que essa visita terá um grande efeito”, concluiu.
Presenças
A vice-presidente da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas, Luciana Alves Dombkowitsch, e o advogado Frank Peluffo também participaram do encontro
03/12/2021 17:42