Home / Noticias / 30.07.2009 15:37

OAB/RS acompanha subseção de Soledade em reunião com a Corregedoria-Geral de Justiça

30/07/2009 15:37

http://bit.ly/OPfBvO
Foto: Juliana Jeziorny - OAB/RS
Antes da reunião na Corregedoria, dirigentes estiveram na sede da Ordem gaúcha
Antes da reunião na Corregedoria, dirigentes estiveram na sede da Ordem gaúcha

Pleitos apresentados pela Ordem gaúcha no encontro buscam qualificar a prestação jurisdicional na comarca de Soledade.

Designado pelo presidente da OAB/RS, o coordenador das subseções, conselheiro seccional Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, acompanhou o presidente e a secretária-geral adjunta da OAB Soledade, Eduardo Gralha e Claride Chitolina Taffarel, em reunião com o corregedor-geral de Justiça, Luiz Felipe Brasil Santos, e com o juiz-corregedor regional Edson Cechet, no Palácio da Justiça, nesta quarta-feira (29).

Os dirigentes da entidade levaram quatro pleitos à Corregedoria, os quais visam à melhoria da prestação jurisdicional na comarca de Soledade, que engloba também os municípios de Fontoura Xavier, Barros Cassal, Ibirapuitã, Mormaço e São José do Herval.

O primeiro pleito é o imediato provimento da vaga da 2ª Vara Cível da comarca. “Atualmente, [a vara] conta com 6498 processos, que estão com o trâmite regular comprometido face à remoção do anterior juiz titular, sendo que o regime de substituição não é suficiente para sanar esta carência, bem como está sobrecarregada a magistrada da Vara Criminal, que por sua vez tem sob sua titularidade 1990 processos”, registra o ofício entregue por Gralha aos magistrados.

O segundo requerimento é a criação da 3ª Vara Cível, “a qual é imprenscindível em função do número incompatível de 12562 processos que tramitam em relação às duas especializadas, bem como o crescente número de processos distribuídos neste primeiro semestre de 2009”, salienta o texto.

Como terceira reivindicação, está a imediata transformação do Juizado Especial Cível em Vara Autônoma, no qual tramitam 2818 processos – “o que certamente agilizará e dará celeridade ao procedimento, bem como fomentará a busca pelo procedimento especial, o qual hoje está prejudicado pela deficiência de servidores”, segundo o documento.

A solução para o déficit de servidores nos cartórios judiciais, com a consequente designação de serventuários para todas as vagas, foi o quarto pleito apresentado.

30/07/2009 15:37



Notícia anterior

Cultura, tradições e língua Russa são temas dos dois novos cursos promovidos pela OAB/RS por meio da ESA

30.07.2009
Próxima notícia

Em Três de Maio, presidente da OAB/RS visitará subseção

30.07.2009

Principais notícias

Ver todas