OAB/RS age em caso de abordagem policial que possui indícios de discriminação ocorrida em Porto Alegre
18/02/2024 15:50
O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, em contato com a Brigada Militar, alinhou que a Ordem gaúcha irá acompanhar a apuração dos fatos ocorridos durante uma abordagem na tarde deste sábado (17), no Bairro Rio Branco em Porto Alegre, na qual há indícios da prática de discriminação racial.
Durante a abordagem, segundo os vídeos disponíveis e publicados que chegaram ao conhecimento da OAB/RS, há um tratamento diferente entre os envolvidos que precisa ser esclarecido, pois pode ter como origem a prática de racismo.
“É visível pelos vídeos tornados públicos a diferença de tratamento ocorrida na abordagem. É preciso que seja esclarecida a razão pela qual apenas um homem negro foi preso e algemado e o outro envolvido na ocorrência, que segundo pessoas que acompanharam o fato seria o agressor, não teve o mesmo tratamento por parte dos agentes policiais.”
A OAB/RS irá designar a presidente da Comissão de Igualdade Racial, Letícia Padilha, e o coordenador da Comissão de Direitos Humanos, Rodrigo Puggina, para acompanharem a investigação.
18/02/2024 15:50