Home / Noticias / 26.05.2015 21:52

OAB/RS busca instalação de protocolo integrado no Centro da Capital e ampliação dos serviços oferecidos

26/05/2015 21:52

http://bit.ly/1PLMrRh
image-galeria-0

Em reunião com o juiz-diretor do Foro da Comarca, Nilton Tavares da Silva, Bertoluci ressaltou a necessidade da estrutura na região central, visando reduzir a necessidade de deslocamento aos Foros Regionais.

Em breve, mais duas solicitações da seccional gaúcha poderão ser concretizadas no âmbito do Judiciário. Em reunião na tarde desta terça-feira (26), entre o presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, e o diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre, juiz Nilton Tavares da Silva, foi informado que o Judiciário está estudando a instalação de protocolo integrado na área central da Capital e a ampliação dos serviços oferecidos.

Anteriormente, em ofício enviado, a OAB/RS sustentou o pedido com base na necessidade de atender os anseios dos diversos escritórios de advocacia localizados no Centro de Porto Alegre e também o grande montante de profissionais que circulam nesta região. A abertura do protocolo integrado, cogitada no Palácio da Justiça (Praça Mal. Deodoro, 55 – Centro Histórico), poderá ser realizada a partir da transferência do espaço localizado no Shopping Praia de Belas em razão da grande utilização do sistema drive-thru do Foro Cível pelos advogados.

Outro pleito que também está sendo estudado é a ampliação do serviço de protocolo integrado, para que, além das petições, também seja autorizado receber e distribuir autos físicos. Desta maneira, os advogados não necessitariam se deslocar aos Foros Regionais da Capital.

Bertoluci frisou a construção, nos últimos anos, de um bom relacionamento entre a OAB/RS e a administração do Judiciário. “Estas solicitações somente foram possíveis devido a esta relação. Se implantadas, as novas medidas serão muito benéficas para a advocacia, pois irão facilitar e agilizar o protocolo de petições e a entrega de autos, evitando o deslocamento dos colegas", explicou o presidente da OAB/RS.

O diretor do Foro ressaltou que o estudo do pleito é uma ação correta na medida em que confere uma melhora na prestação jurisdicional de 1º e 2º graus. “O advogado é uma parte vital no funcionamento do sistema de Justiça e acredito que essa medida desafogará os Foros da Capital”, frisou Tavares da Silva.

Vagas gratuitas para advogados no novo Foro Cível

Na reunião, também foram destacados os mais de três meses do funcionamento das vagas gratuitas para os advogados no subsolo do novo Foro Cível de Porto Alegre (Rua Manoelito de Ornelas).

Segundo Bertoluci, é uma importante facilidade de acesso dos advogados. “Este espaço exclusivo beneficia diretamente o desenvolvimento das atividades dos profissionais nas dependências do Foro” apontou Bertoluci.

Para utilizar as vagas de estacionamento, o advogado deve apresentar a sua carteira profissional para que possa ser identificado. Após, recebe credencial que deve ser colocada dentro do veículo enquanto estiver circulando ou dentro do estacionamento. Com placas de identificação da OAB/RS, é permitida a utilização por até duas horas. Após a saída do carro, é necessária a devolução para que outro colega possa utilizar.

João Henrique Willrich
Jornalista – MTB 16.715

26/05/2015 21:52



Notícia anterior

Bertoluci recebe subseção de Igrejinha

26.05.2015
Próxima notícia

Artigo do vice-presidente nacional da OAB: Mais um deboche com o cidadão

27.05.2015

Principais notícias

Ver todas