Home / Noticias / 06.08.2018 16:43

OAB/RS capacita advocacia para a utilização do processo eletrônico eproc

06/08/2018 16:43

A Comissão Especial de Direito da Tecnologia da Informação da OAB/RS (CEDTI) promoveu um curso de processo eletrônico: eproc na Justiça Federal. A iniciativa apresentou à advocacia a ferramenta, esclareceu dúvidas, e os presentes puderam realizar uma atividade prática. O evento ocorreu na tarde da última sexta-feira (03) no miniauditório da seccional gaúcha (Rua Washington Luiz, 1110 – 8º andar).

Durante a abertura, o vice-presidente da comissão, Cezar Sulzbach, destacou que a atividade é de extrema importância, pois o sistema será implementado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) até o final de 2020 em todas as comarcas: “A advocacia precisa estar preparada, e tenho certeza de que vocês estarão muito bem capacitados depois de hoje. Teremos diversas oficinas ao longo do mês de agosto, que envolvem o direito e a tecnologia, e todos vocês estão convidados a participar”, comentou.

Ao longo do evento, o membro da comissão, Marcos Laguna Pereira, apresentou o eproc e explicou a sua funcionalidade: “Desde 2010, os processos são todos eletrônicos na justiça federal da 4ª Região. Essa implementação incluiu todos os estados da região sul, e todas utilizam a mesma plataforma. Se vocês advogarem em Santa Catarina, por exemplo, usam o mesmo login e a mesma senha”, avisou.

O sistema eproc já funciona na comarca de Encantado e está sendo implementado na matéria cível em geral, excetuando-se os processos do Juizado da Infância e Juventude (JIJ) e da Fazenda Pública. Essa etapa abrange as Varas de Família, Sucessões e Curatelas de Porto Alegre. As primeiras a receberem o eproc no 2º Grau serão as Câmaras que tratam de Direito de Família. Segundo o TJRS, esta estratégia permitirá, se comparada aos ingressos de 2017, que mais de 550 mil novos processos tramitem eletronicamente somente no 1º Grau.

Mês da Advocacia

Capacitações, cursos, debates, eventos e homenagens são algumas das diversas opções da programação do Mês do Advogado, que ocorre no mês de agosto na seccional e nas 106 subseções da OAB/RS. O Mês do Advogado é promovido pela Ordem gaúcha, em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS), a Escola Superior de Advocacia (ESA) e as diversas Comissões da OAB/RS.

Para participar, inscrições aqui

*Será fornecido certificado de todas as palestras, conforme carga horária.

Redes Sociais

Acompanhe a cobertura da programação do Mês da Advocacia também pelas nossas redes sociais.

Participe, tire suas fotos e compartilhe no Instagram, Twitter e Facebook com a hashtag #mesdaadvocacia

06/08/2018 16:43

O Direito Bancário frente aos 30 anos da Constituição Federal: avanços e retrocessos

06.08.2018