Home / Noticias / 18.10.2021 16:28

OAB/RS discute atendimento em saúde mental no estado

18/10/2021 16:28

https://bit.ly/3mbl5Ja
image-galeria-0

Demandas envolvendo a inadequada abordagem no atendimento de pessoas com transtornos mentais chegaram à Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto (CDH) da OAB/RS. Para discutir o assunto e propor um modelo de pronto atendimento de saúde mental baseado na abordagem multidisciplinar, e não apenas na atividade policial, foi realizada uma reunião entre o presidente da seccional gaúcha, Ricardo Breier, membros da CDH e da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDPD) e o deputado estadual e presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Airton Lima, na manhã da segunda-feira (18).

Conforme constatação da CDH, ocorrências envolvendo pessoas com transtornos mentais estão sendo atendidas pela Brigada Militar, sem que os órgãos de referência em saúde mental e assistência social sejam acionados para o primeiro atendimento.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, destaca a importância da demanda: “O tema é urgente e merece atenção do poder público e da sociedade. A falta de preparo pode levar a situações ainda mais graves. Com diálogo entre as entidades podemos chegar a uma solução adequada”, comentou.

O vice-presidente da CEDPD e membro da CDH, Francisco Telles, ressalta o trabalho multidisciplinar como o ideal: “Na linha de frente do atendimento em saúde mental devem estar os órgãos de assistência social, que podem estar acompanhados da força policial, caso necessário. Mas não é uma ocorrência exclusivamente policial que deve atender casos de urgência. Tais situações precisam de uma abordagem com profissionais capacitados como enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, etc.”, defendeu.  

A integrante da CDH, Amanda Breier, destaca a intenção de chamar entidades para contribuir com o tema: “Queremos unir esforços na criação de ações afirmativas para o atendimento de pessoas com problemas de saúde mental. Hoje, se aciona a Brigada Militar para esse tipo de ocorrência, o que não é o mais adequado. Nossa intenção é direcionar esse primeiro atendimento para a assistência social”, explicou.

A OAB/RS irá encaminhar, nos próximos dias, à Assembleia Legislativa um pedido de audiência pública com todos os atores envolvidos (Executivo, Legislativo, Judiciário e sociedade civil) para ampla discussão sobre um modelo de pronto atendimento em saúde mental.

Também participaram da reunião o coordenador da CDH, Rodrigo Puggina, e o membro da CEDPD, Jarbas Iran Ernandes de Brito.

18/10/2021 16:28



Notícia anterior

Confira o gabarito preliminar da 1ª fase do XXXIII Exame de Ordem Unificado

18.10.2021
Próxima notícia

Foro da Comarca de Arroio do Tigre terá expediente exclusivamente interno por cinco dias

18.10.2021

Principais notícias

Ver todas