Home / Noticias / 17.10.2022 11:16

OAB/RS disponibiliza treinamento extraordinário sobre a atualização do sistema PJe: assista aqui

17/10/2022 11:16

https://bit.ly/3D4oP7K
image-galeria-0

A OAB/RS realizou, na sexta-feira (14), um curso extraordinário para orientar a advocacia e esclarecer as principais dúvidas sobre a atualização 2.8 do PJe e utilizar a plataforma da Justiça Trabalhista de forma eficaz. O curso foi ministrado pela Comissão Especial da Tecnologia e Inovação da Ordem gaúcha, junto ao Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) - responsável pela implementação do novo modelo.

De forma exclusivamente on-line, a capacitação transmitida ao vivo no canal da OAB/RS no YouTube foi proposta como medida complementar à suspensão do curso dos prazos processuais pelo TRT4, após requerimento encaminhado pela Ordem gaúcha na segunda-feira (10)O curso seguirá disponível de forma gratuita. Assista abaixo ou no canal do Youtube da OAB/RS:

 

O treinamento 

Retornando a Porto Alegre após participar de duas audiências públicas na região da Fronteira na quinta-feira (13), uma em Bagé e outra em Santana do Livramento, o presidente da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia, realizou a abertura do treinamento. Lembrando que o ofício foi encaminhado na segunda-feira e que o curso foi organizado rapidamente nos dias seguintes, ele parabenizou a CDTI e o TRT4 pela agilidade e disponibilidade em prol da advocacia do estado. 

“Queremos, com esse treinamento, promover um esclarecimento para a advocacia gaúcha acerca da utilização do PJe com essas novas funcionalidades”, disse Lamachia. O presidente da OAB/RS afirmou, ainda, que a entidade estará ao lado das advogadas e advogados que seguirem com dificuldades, requerendo, se necessário, nova suspensão dos prazos “para que, de maneira adequada, a advocacia possa utilizar o sistema”. 

O presidente da CDTI, Felipe Mallmann, também se manifestou, ressaltando a importância do treinamento para facilitar a ambientação da advocacia às novas funcionalidades. “Nem todos precisam gostar de tecnologia, mas é preciso que nos moldamos a ela. Por isso é importante que estejamos sempre atentos às mudanças que ocorrem constantemente. E a partir da demanda trazida por advogados e advogadas quanto à nova interface do sistema PJe, resolvemos realizar essa capacitação”, pontuou.  

Abordando a transição para versão 2.8, o presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicações do TRT4, Cláudio Antônio Barbosa, destacou que a novidade. “O que temos hoje é, de fato, uma mudança maior do que estávamos acostumados. Mas era necessário fazermos essa transformação, pois o antigo Painel do Advogado apresentava muitas limitações. Por isso, com treinamento e demais esclarecimentos, eu tenho a certeza de que todos irão perceber que é uma evolução e um ambiente melhor para trabalhar”, asseverou. 

Conteúdo do treinamento

Durante o treinamento, ministrado pelo vice-presidente da CDTI e membro do Comitê Gestor do PJe no TRT4, Pedro Martins Filho; pela membro da CDT, Sabrina Martins Paiva; pelo diretor da Secretaria da Informação e Comunicações do TRT4, André Soares Farias; e coordenador de implantação de sistemas da Secretaria da Informação e Comunicações do TRT4, Pablo Paulo Lopes Barros, exibiu-se como está o sistema PJe após a atualização. 

Explicando e dando dicas sobre as novas funcionalidades, formas de consulta dentro do sistema e demais funções entendidas como necessárias, os ministrantes apresentaram, na prática, como advogadas e advogados devem e podem utilizar a plataforma. Além disso, o público que acompanhou ao vivo pelo YouTube também pôde encaminhar questionamentos, que foram respondidos pela mesa compositora do treinamento.

Demandas recebidas

Para continuar aperfeiçoando a plataforma, a CDTI também encaminhou algumas reivindicações ao TRT4 que recebeu de advogados e advogadas durante o treinamento. Entre os ajustes sugeridos pela classe para melhorias, estão: 

- Sistema de downloads “favoritos” 
- Pesquisa por nomes
- Integração PJE Mídias para juntada direta no PJE
- Filtro por órgãos julgadores
- Avaliar o botão “responder” quando há prazos

 

 

17/10/2022 11:16



Notícia anterior

ESA/RS promove Curso de Aperfeiçoamento sobre Plataformas Digitais

14.10.2022
Próxima notícia

Lamachia vai ao CNJ pela retomada do horário integral no Poder Judiciário estadual

17.10.2022

Principais notícias

Ver todas