Home / Noticias / 25.06.2020 23:46

OAB/RS e ESA/RS promovem II Encontro de Delegados da ESA e Presidentes de Subseções

25/06/2020 23:46

Na tarde desta quinta-feira (25), ocorreu, de forma virtual, o II Encontro de Delegados da ESA e Presidentes de Subseções, que contou com a participação da diretoria da seccional gaúcha e dos diretores da Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS). Eles apresentaram as atuais atividades da Escola, que estão em curso no momento, e elas contaram com a participação de quase 100 pessoas. Na ocasião, também foi lançado o selo de 35 anos da ESA/RS.

Foi o primeiro encontro virtual a reunir delegados e presidentes de subseções. Eles ocuparam quatro telas de transmissão na plataforma Zoom. Os diretores da Escola apresentaram atividades que estão sendo realizadas, além de trazerem um balanço financeiro do que já foi ofertado para a advocacia e os cursos gratuitos disponíveis via EAD, que, se fossem pagos, totalizariam o valor de 1.610 reais.

O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, ressaltou a importância do encontro, que promove a interação e aproximação da advocacia, além de atentar para a relevância da construção cultural: "A Escola Superior de Advocacia tem uma grande importância dentro da Ordem, trazendo informação e proporcionando à advocacia alcancar a cultura através do fornecimento de um ensino de qualidade, um trabalho que traz, na essência, a valorização dos advogados. Nesses tempos de pandemia, a ESA/RS tem contribuído muito, produzindo encontros com temas atuais, que colaboram com o dia a dia da advocacia e disponibilizam uma série de cursos com temas de alta relevância para várias áreas ".

O membro honorário vitalício da OAB/RS, Claudio Lamachia, ressaltou a importância de todo o trabalho que vem sendo realizado pela OAB/RS na gestão do presidente Ricardo Breier, e também pela ESA/RS, no que diz respeito à capacitação da advocacia, levandoqualificação aos advogados e às advogadas através de temáticas atuais: "O resultado de todo esse trabalho é uma obra verdadeiramente coletiva, feita pelas mãos de presidentes, diretores, delegados e colaboradores que trabalham em prol da advocacia. Acompanhei duas vitórias muito importantes ao lado do presidente Breier em sua gestão. Uma, em que trabalhamos pela manutenção do eproc, delas é uma grande conquista para o Rio Grande do Sul, pois vínhamos de uma era de processos físicos. A segunda conquista, que foi mais recente, trata-se da autonomia dos tribunais estaduais, que possibilitaram determinar a abertura de foros. Também acompanho o trabalho realizado pela ESA/RS, o braço cultural da OAB, que proporciona importantes palestras e cursos, atualizando e qualificando a advocacia gaúcha. Estamos vivendo em um momento de muitos desafios, quando pensei que estaria despachando da minha casa ou do meu escritório, com o Ministro do STJ com o Ministro do Supremo Tribunal Federal, ou produzindo uma sustentação oral. É um momento diferente, e a tecnologia tem nos ajudado bastante".

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, ressaltou a alegria de ver os colegas das subseções presentes ao evento: "Estamos vivenciando um momento difícil, muitas pessoas ainda estão se adaptando ao uso destas tecnologias, mas felizmente estamos conseguindo encontrar meios de proporcionar os encontros e a aproximação da advocacia. No início da pandemia, disponibilizamos a reprise de uma série de cursos e eventos gratuitos à advocacia. Tivemos um número bem expressivo de 45 mil inscritos em nossos cursos. Acreditamos que é papel da Escola proporcionar cultura e opções de estudos para a atualização de advogadas e advogados, e uma destas formas, também, são os encontros virtuais em eventos como este, utilizando as plataformas disponíveis".

O presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS), Pedro Alfonsin, destacou o trabalho que a ESA/RS tem feito em prol da edução e cultura da advocacia gaúcha e também destacou o trabalho que vem sendo realizado pela CAA/RS para a advocacia gaúcha. "Nós, que já tínhamos tradição nesses 75 anos de existência da Caixa de Assistência, estendemos novas modalidades de auxílios aos colegas advogados. Nesse momento de pandemia, é importante ressaltar a criação desses novos auxílios, que são: auxílio oncológico, auxílio inclusão, auxílio proteção, auxílio solidário, auxílio superação e auxílio maternidade".

No encontro, a advocacia também foi convidada a participar dos projetos que estão em andamento, apesar do distanciamento, como o lançamento de livros nas plataformas digitais e a participar da revista eletrônica da ESA, que tem um edital de fluxo contínuo.

Texto: Niége Moreira
Imagem: Divulgação.
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821