Home / Noticias / 18.12.2023 18:45

OAB/RS e IARGS realizam homenagem póstuma a Oswaldo Vergara

Em sessão solene alusiva ao transcurso de 50 anos do falecimento do advogado, entidades lembraram trajetória e serviços prestados.

18/12/2023 18:45

A OAB/RS e o Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS) realizaram, na terça-feira (12), sessão solene em memória do advogado Oswaldo Vergara, ex-presidente e um dos fundadores de ambas entidades. O evento marcou os 50 anos do falecimento do advogado e ocorreu na Sala do Conselho da OAB/RS, em Porto Alegre, com a presença de familiares, amigos, colegas e autoridades.

“A maior honraria concedida pela Ordem gaúcha leva o nome de Oswaldo Vergara, que é a comenda que entregamos no Dia da Advocacia. Oswaldo Vergara foi e continua sendo símbolo de dirigente, que teve um papel muito importante na ampliação de horizontes da OAB/RS, ajudando a solidificar a nossa história e a construir essa entidade tão forte, representativa e altiva na defesa dos interesses da advocacia, mas também da cidadania”, declarou Lamachia na ocasião.

A conselheira estadual da OAB/RS e presidente do IARGS, Sulamita Santos Cabral,  destacou a participação de Oswaldo Vergara no processo de criação da OAB/RS. “Coube ao nosso Instituto a incumbência de tomar as providências para implementar a OAB/RS”, disse, destacando que, em 1932, foi eleita a primeira diretoria da Ordem gaúcha, figurando Leonardo Macedônia como presidente e Osvaldo Vergara como vice-presidente.

Presenças

Também participaram da solenidade: a conselheira estadual da OAB/RS e diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Cláudia Lima Marques; o coordenador do evento, membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RS e do Conselho Superior do IARGS, César Vergara de Almeida Martins Costa; o desembargador Antônio Maria Rodrigues de Freitas Iserhard, representando o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul; o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Alexandre Cruz; a desembargadora Patrícia Oliveira, representando o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul; o procurador do Estado e diretor da Escola Superior de Advocacia de estado, Almiro do Couto e Silva; o procurador Ernesto Toniolo, representando a Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul; o membro do Conselho Fiscal do IARGS Thiago Sarmento Leite, representando a Associação de Juristas Católicos do RS; e o advogado Fábio Bockmann Schneider, representando o presidente do Instituto dos Advogados do Brasil – IAB Nacional, Sidney Limeira Sanches.

18/12/2023 18:45

Ordem gaúcha adere à campanha internacional “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”

18.12.2023

OAB/RS aborda os impactos da Tokenização Imobiliária em evento