Home / Noticias / 27.11.2013 18:48

OAB/RS e subseção de Guaporé buscam criação de Unidade de Atendimento Avançado do TRF4

27/11/2013 18:48

Durante o encontro, realizado nesta quarta-feira (27), foi exposta a necessidade da criação de um Juizado Federal na Comarca, tendo em vista o elevado número de demandas do município.

Designado pelo presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, o secretário-geral da entidade, Ricardo Breier, juntamente com o presidente da subseção de Guaporé, Francisco Lúcio Savagni, liderou comitiva de advogados e representantes do município em reunião com o presidente do TRF4, desembargador Tadaaqui Hirose. O encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira (27), na sede do Tribunal.

No encontro, foram apresentadas as necessidades em ter a Justiça Federal atuando na região. Segundo Savagni, o município possui mais de 20 mil habitantes, sendo o número acrescido quando considerados os habitantes de outras cidades que realizam suas atividades na Comarca.

O presidente da subseção entregou um estudo de viabilidade técnica à Hirose. De acordo com Savagni, a Prefeitura disponibilizaria espaço para a criação do Juizado e realizaria, ainda, a cessão de estagiários e de alguns funcionários.

Segundo Savagni, a instalação de uma Unidade de Atendimento Avançado (UAA) em Guaporé vai ao encontro dos interesses dos jurisdicionados do município. “A celeridade processual é um direito de todo cidadão”, enfatizou.

Em sua explanação, Breier afirmou que a qualificação da prestação jurisdicional será sempre um pleito da OAB/RS. “Esta unidade fará com que a Justiça e o jurisdicionado estejam cada vez mais próximos, sendo essa uma reivindicação não apenas dos profissionais, mas também de toda a cidadania", acrescentou.

Receptivo, Hirose informou à comitiva que analisará a viabilidade de instalar uma UAA no município, sendo essa a forma mais rápida de levar a Justiça Federal à Comarca. Ele também saudou a iniciativa da Ordem em realizar o estudo técnico.

Também integrou a comitiva o chefe do gabinete da presidência da OAB/RS, Júlio Cezar Caspani; o vice-presidente da subseção de Guaporé, Jordan Sfredo; o conselheiro subseccional Hamilton José Polita; o vice-prefeito de Guaporé, Emílio Carlos Zanon; e a representante da Câmara de Vereadores do município, Andréia Caron.

Vítor Rosa
Estagiário de Jornalismo

27/11/2013 18:48

Nesta quinta-feira (28), Mutirão da Gestão Digital estará em São Leopoldo, Montenegro, Novo Hamburgo, Sapiranga e Triunfo