Home / Noticias / 01.07.2014 10:42

OAB/RS e subseção de São Luiz Gonzaga buscam criação de Unidade de Atendimento Avançado do TRF4

01/07/2014 10:42

Foto: Cristielle Valle - OAB/RS

Durante o encontro, realizado nesta sexta-feira (27), foi exposta a necessidade da criação de um Juizado Federal no município, tendo em vista o elevado número de demandas.

Designado pelo presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, o coordenador de subseções da entidade, conselheiro seccional Jorge Fara, juntamente com a presidente da subseção de São Luiz Gonzaga, Neiva Teresinha Genro Ojopi, liderou comitiva de advogados e representantes do município em reunião com o presidente do TRF4, desembargador Tadaaqui Hirose. O encontro foi realizado, na manhã desta sexta-feira (27), na sede do Tribunal.

No encontro, foi exposta a necessidade da criação de um Juizado Federal no local, tendo em vista o elevado número de demandas. Segundo Neiva, é imprescindível a instalação de uma Unidade de Atendimento Avançado (UAA) no município, pois o morador que precisa da Justiça Federal tem que viajar aproximadamente 120 km até a unidade mais próxima. A presidente da subseção destacou que “espaço físico não seria problema, pois no Foro da cidade existem salas que não estão sendo utilizadas e a UAA poderia ser instalada na sede”.

Para Hirose, “é interessante ter uma UAA no município para que os moradores tenham maior acessibilidade ao Poder Judiciário”. Ele informou, no entanto, que, para que essa conquista seja realizada, o Tribunal precisará da parceria da Prefeitura.

Fara agradeceu a receptividade do Tribunal quanto ao pleito, que fará um estudo para analisar a viabilidade da instalação de uma UAA no município. “É evidente que o TRF4 percebe a necessidade de aproximação do Poder Judiciário com os habitantes. O nome dessa atitude é cidadania”, afirmou.

Também integraram a comitiva: o chefe do gabinete da presidência, Júlio Cesar Caspani; a secretária-geral da subseção da OAB de São Luiz Gonzaga, Carina Balbe; o secretário-geral adjunto da subseção da OAB de São Luiz Gonzaga, Mauro Antonio Wolkmer; o juiz federal auxiliar da presidência do TRF4, Eduardo Toneto Picarelli; o presidente da Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga, Reni Rodrigues Lopes; o prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Figueiredo; o vereador e presidente da Associação dos Legislativos das Missões (ALM), José Antonio Caetano Braga; e o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) São Luiz Gonzaga, Nilton Teixeira.

Cristielle Valle
Estagiária de Jornalismo

01/07/2014 10:42

Tradicional Festa Junina congrega advogados e familiares na Sede Campestre da CAA/RS