OAB/RS encaminha demandas da subseção de Canguçu junto à Corregedoria-Geral da Justiça
03/03/2021 16:43
O vice-presidente da Ordem gaúcha, Jorge Fara, acompanhou, nesta terça-feira (2), a subseção do município de Canguçu em um encontro virtual com o juiz-corregedor do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Luis Johnson.
Fara se mostrou otimista com a reunião: “Fico muito satisfeito e esperançoso, porque tenho certeza das demandas que não conseguirmos dar encaminhamento imediato. Hoje, abrimos diálogo para resolver isso no futuro”, afirmou.
O presidente da subseção, Alex Silveira da Silva, e o vice-presidente, Miguel Leal Lessa, apresentaram demandas referentes ao Judiciário no município. Segundo eles, há cerca de 12.800 mil processos nas duas varas de Canguçu, sendo que as duas estão com poucos servidores, e a 2ª vara está sem juiz titular.
O juiz-corregedor afirmou que, entre 60 e 90 dias, o próximo edital de vacância designará um novo juiz para a comarca. Além disso, ficou acordado que a diretoria da subseção enviará um ofício, solicitando reforço cartorário, e que a Corregedoria, junto com a juíza que atua na Comarca, tentará aumentar o número de juízes leigos e de conciliadores na cidade.
Quanto à falta de servidores, Johnson justificou que o Judiciário gaúcho aguarda a aprovação do projeto de lei que instituirá o novo plano de carreira e que, somente a partir disso, poderão ser feitos concursos para suprir esta demanda.
03/03/2021 16:43