Home / Noticias / 23.08.2021 16:50

OAB/RS instala posto exclusivo para a advocacia no INSS em Uruguaiana

23/08/2021 16:50

Na tarde desta segunda-feira (23), o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, participou do encontro virtual que oficializou a instalação do Posto Avançado para atendimento exclusivo da advocacia da região de Uruguaiana no INSS. A partir do dia 31 de agosto, advogados e advogadas das cidades compreendidas pela Gerência Executiva do INSS em Uruguaiana poderão encaminhar demandas de seus clientes em situações que não possam ser resolvidas pelo INSS Digital ou pelo Meu INSS.

O presidente da Ordem gaúcha, Ricardo Breier, saudou o esforço conjunto da diretoria seccional com a advocacia da subseção de Uruguaiana e com o INSS. “A OAB/RS defende o livre exercício da advocacia e nós compreendemos que, durante a pandemia, com fóruns fechados, processos trancados e muitos serviços parados, nossos colegas foram muito afetados. Por isso, estivemos unidos para resolver pontos sensíveis, com um empenho em todo o Rio Grande do Sul e, muitas vezes, em nível nacional. O INSS, por meio dos servidores, é reconhecido por nós, da OAB/RS, como um parceiro na defesa dos direitos da sociedade”, afirmou ele.

O conselheiro seccional, Leonardo Lamachia, ressaltou a importância do movimento de instalação de postos avançados do INSS diante das dificuldades. “Vivemos a maior crise da história da advocacia gaúcha, a qual estamos enfrentando com firmeza e equilíbrio. Assim como atuamos em diversas frentes em favor dos advogados e das advogadas do estado, esse avanço também foi graças à ação da diretoria seccional e dos presidentes das subseções, que estão na linha de frente das batalhas que nossa categoria enfrenta”, exclamou.

O presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/RS (CSS), Tiago Kidricki, salientou que a instalação dos 14 postos avançados do INSS em todo o estado foi a forma de garantir que todos fossem contemplados. “Estamos respondendo a uma demanda que vai além da capital do estado. Agora, com postos nas nove gerências executivas do Rio Grande do Sul, o trabalho de nossos colegas poderá contemplar a sociedade gaúcha de todas as regiões. É o resultado de um trabalho da diretoria seccional, da subseção de Uruguaiana e do Conselho Estadual”, pontuou ele.

Também participaram da reunião o presidente da subseção da OAB/RS de Uruguaiana, Mauricio Felix Blanco; o presidente da Comissão Especial de Seguridade Social local, Bruno Sartori; e o gerente executivo do INSS na região, Vilson Catharino.

Saiba como agendar atendimento:

Do atendimento presencial:

O agendamento será pelo site da OAB/RS. Na aba lateral, acesse a opção Agendamento Online.

Os atendimentos serão realizados em um período de 30 minutos, mediante prévio agendamento.

Um mesmo advogado ou estagiário inscrito na OAB somente poderá agendar um horário em uma mesma semana.

Dentro do período de atendimento ao advogado, poderão ser tratados assuntos relacionados a mais de um cidadão representado, devendo, contudo, ser cumprido o período de 30 minutos de atendimento.

O atendimento é pessoal para o advogado ou estagiário com carteira da OAB/RS que agendar, sendo intransferível.

O atendimento presencial será na Agência da Previdência Social de Uruguaiana (Rua Tiradentes, 2781 – Centro) duas vezes por semana: nas terças e quintas-feiras, das 9h às 12h.

Do atendimento por telefone:

O INSS indicará o número telefônico (55) 3401-2021, a fim de viabilizar essa modalidade de atendimento, fornecendo os horários possíveis de atendimento, das 12h às 15h, nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Do atendimento por e-mail:

O atendimento por e-mail será pelos endereõs aps19028050@inss.gov.br e andreia.castagna@inss.gov.br.

Os e-mails serão respondidos pelo servidor responsável, conforme o horário de trabalho do servidor designado pela Gerência Executiva, respeitando sua capacidade operacional e observando o atendimento às demandas permitidas pelos normativos vigentes nessa modalidade.

23/08/2021 16:50

23.08.2021

OAB/RS inaugura postos de atendimento exclusivos para a advocacia no INSS em todo o Estado

23.08.2021