OAB/RS lança campanha contra o preconceito nos estádios
14/01/2020 16:25
Com o objetivo de combater, nos estádios de futebol, todas as formas de discriminação, sejam elas por causa de raça, de etnia, de gênero, de orientação sexual e de outras diversidades, a OAB/RS, a Polícia Civil, o Ministério Público e a Federação Gaúcha de Futebol assinaram, na tarde da terça-feira (14), um termo de cooperação para unir forças no combate ao preconceito nos estádios de futebol.
“Essa é uma ação salutar, pois vamos atingir um público importante. Afinal, os campos de futebol reúnem todas as camadas sociais. A campanha possui um viés preventivo justamente para alertar a sociedade em relação ao preconceito, que é inviável nos dias de hoje. Estamos firmando esse convênio em nome da prevenção de atos preconceituosos”, pontuou o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, em sua fala de abertura.
A campanha tem o objetivo de combater os crimes de preconceito e discriminação, além de conscientizar as pessoas para que denunciem ao presenciarem situações assim.
Negar, impedir, interromper, restringir, constranger ou dificultar por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem é crime, não existindo mais espaço para isso nos dias de hoje. A Campanha Contra o Preconceito nos Estádios informará o público, em especial as pessoas frequentadoras de estádios de futebol, que, ao se calarem diante desses fatos criminosos e omitindo-se de denunciar, estarão contribuindo para que isso continue ocorrendo.
Estavam presentes à cerimônia: o secretário de esporte e lazer, João Derly; o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman; a procuradora-geral do estado em exercício, Jacqueline Rozenfeld; o deputado Ernani Polo, representando a Assembleia Legislativa; a chefe de polícia do Estado, delegada Nadine Anflor; o presidente do Sport Club Internacional, Marcelo Medeiros;
14/01/2020 16:25