Home / Noticias / 13.03.2024 19:26

OAB/RS obtém liminar impedindo oferecimento de serviços jurídicos irregulares em Quaraí

Após fiscalização realizada pelo próprio presidente Leonardo Lamachia na empresa Cartório Mais, entidade obteve decisão judicial.

13/03/2024 19:26

A Ordem gaúcha obteve uma importante decisão judicial em favor da advocacia e da sociedade. O pedido de liminar impedindo o oferecimento de serviços jurídicos irregulares pela empresa Cartório Mais, de Quaraí, foi deferido na quarta-feira (13).

A OAB/RS ajuizou ação contra a empresa e suas sócias, após a ida do presidente Leonardo Lamachia ao município, em janeiro. Na ocasião, o dirigente verificou pessoalmente a situação do estabelecimento e compareceu à Delegacia de Polícia local. Lamachia também conversou diretamente com o chefe da PCRS, delegado Fernando Sodré, sobre a irregularidade da empresa.

A decisão, proferida pela 2ª Vara Federal de Uruguaiana, determinou:

a) A SUSPENSÃO imediata das atividades jurídicas prestadas pelas demandadas, de modo que se abstenham de prestar/oferecer serviços jurídicos por meio de qualquer modalidade, seja eletrônica (redes sociais, sites, publicações etc.), seja física (banners, fachada, placas, panfletos etc.);

b) A ABSTENÇÃO das demandadas na prática dos atos de captar/agenciar causa/clientes para qualquer advogado, por meio de qualquer modalidade, seja eletrônica, seja física/presencial;

c) A ABSTENÇÃO das demandadas da prática de toda e qualquer elaboração de material informativo e de publicidade de prestação/oferecimento de serviços jurídicos, independentemente da forma em que realizado, se eletrônica, se física;

d) A EXCLUSÃO de todo material informativo e de publicidade de prestação/oferecimento de serviços jurídicos que as demandadas estejam vinculando, por meio de qualquer modalidade eletrônica (redes sociais, sites, publicações etc.) e modalidade física (banners, fachada, placas, panfletos etc.).

Atuação firme

“A fiscalização do exercício profissional e de práticas irregulares que afetem nossos colegas é compromisso da nossa gestão. Por isso, fiz questão de ir a Quaraí para verificar o que estava ocorrendo. Na ocasião, deixei um recado para todo o Rio Grande do Sul: não iremos transigir com iniciativas parecidas com essas no sentido de enganar a população oferecendo serviços jurídicos por aqueles que não têm habilitação para tal”, destacou o presidente da Ordem gaúcha.

Entenda o caso

Conforme o processo de investigação da Comissão de Fiscalização do Exercício Profissional (CFEP) da OAB/RS, a empresa Cartório Mais possui placa ofertando assessoria jurídica, além de promover serviços jurídicos em suas redes sociais.

A empresa anuncia, também, serviços cartorários, de correspondente bancário e empréstimos.

“Além do exercício irregular da profissão, esse estabelecimento pode induzir a população ao erro, porque faz pensar que é um tabelionato, o que também não é verdade”, pontuou Lamachia.

13/03/2024 19:26

Presidente da OAB/RS se reúne com prefeito de Cachoeirinha para tratar de cobrança da taxa de alvará no município

Lamachia se reúne com presidência do TRF4 para tratar sobre segurança digital de informações no âmbito do eproc