Home / Noticias / 03.04.2023 17:43

OAB/RS participa da ação conjunta de atendimento a mulheres nas áreas da Justiça, Segurança, Saúde e Assistência Social do TRT-4

03/04/2023 17:43

No dia 28 de março, em um evento promovido pelo TRT-4, estiveram presentes: a presidente da Comissão de Diversidade Sexual e Gênero (CDSG), Gabriela Lorenzet, ao lado da presidente da Comissão de Igualdade Racial (CIR), Letícia Padilha e da vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada (CMA), Maximilia Silva de Paula.

Entidades da sociedade civil e instituições da Justiça, Segurança, Saúde e Assistência Social uniram esforços para orientar mulheres sobre como buscar serviços públicos voltados ao atendimento e encaminhamento de casos como violência doméstica, Direito de família, assistência e benefícios sociais, vítimas de racismo, saúde mental, doenças sexualmente transmissíveis, entre outras situações. Realizada nesta terça-feira (28), a ação social ocorreu na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) e integrou as iniciativas referentes ao Mês da Mulher e ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março.

A ação social também contou com a palestra “A violência contra a mulher e seus impactos na saúde mental e trabalho”, ministrada pela psicóloga forense Karen Netto. Além disso, foram oferecidas às mulheres sessões de terapias integrativas, como reiki e barra de access. As trabalhadoras terceirizadas do TRT-4 participaram, ainda, de uma oficina de arranjo de flores, com Fernanda Rosa.

Presenças

Também estiveram presentes, a procuradora Fernanda Arruda Dutra, MPT; o juiz do Trabalho Márcio Lima do Amaral; a juíza corregedora Tais Culau de Barros, coordenadora do CEVID; a promotora de Justiça Carla Carrion Fros, coordenadora do GEPEVID; a defensora Lisiane Hartmann, coordenadora do NUDEM; a desembargadora federal Taís Schilling Ferraz; a procuradora da República Suzete Bragagnolo, representante do Comitê de Gênero e Raça do MPF; o defensor público da União, Tiago Vieira da Silva; a delegada Cristiane Pires Ramos, diretora da Divisão Estadual de Proteção e Atendimento à Mulher da Polícia Civil do Rio Grande do Sul e titular da 1° Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher; o major Diego Terra, coordenador estadual da Patrulha Maria da Penha; a policial federal Melibeia Stanieski Catalane representando o superintendente da Polícia Federal, Aldronei Antônio Pacheco Rodrigues; a Fernanda Mendes Ribeiro, coordenadora do Centro de Referência no Atendimento à Mulher Márcia Calixto; a Renata Jardim, coordenadora da área de violência de Gênero, Justiça e Direitos Humanos; a médica Denise Loureiro Pedroso, coordenadora da área técnica de HIV, sífilis, hepatite virais e tuberculose; a professora doutora Simone Maineri Paulon, coordenadora da Clínica Feminista - projeto de extensão no atendimento à mulher em situação de violência da UFRGS; a psicanalista Caroline Martin, representante do Projeto Gradiva - iniciativa da sociedade civil no atendimento psicanalítico da mulher em situação de violência.

03/04/2023 17:43

South Summit Brazil: OAB/RS marca presença no evento em painel sobre inteligência artificial

03.04.2023

OAB/RS informa: Prorrogado o prazo de inscrições para lista sêxtupla ao STJ