Home / Noticias / 30.07.2010 16:23

OAB/RS participa da comissão do concurso da Defensoria Pública do Estado

30/07/2010 16:23

Foto: Divulgação - Defensoria Pública do Estado
O presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, conselheiro seccional Armando Perin, é o representante da entidade no processo seletivo para ingresso na carreira de defensor público.

O presidente da Comissão de Seleção e Inscrição (CSI) da OAB/RS, conselheiro seccional Armando Perin, é o representante da entidade no processo seletivo da Defensoria Pública do Estado para ingresso na carreira de defensor público. A publicação do edital deve ocorrer em outubro.

De acordo com a defensora pública Rafaela Consalter, presidente da Comissão do Concurso Público, “a participação efetiva da Ordem gaúcha nas atividades do concurso, como tem ocorrido, confere credibilidade e qualidade ao certame, além de estreitar os laços e fortalecer o espírito de cooperação entre as instituições”.

Perin lembrou que a Defensoria Pública é uma instituição integrada por advogados, bacharéis em Direito, devidamente inscritos na OAB, por isso a importância do processo seletivo. “Assim, a participação da Ordem, juntamente com a própria Defensoria Pública, no concurso possibilita uma avaliação completa da qualificação dos candidatos. Além disso, como entidade externa, a OAB/RS reforça a transparência do certame. Não tenho dúvida de que este será o maior concurso já realizado pela Defensoria”, afirmou o presidente da CSI.

Os candidatos em potencial, conforme Perin devem esperar um sistema de avaliação sério, justo e bem dimensionado, desprovido de qualquer objetivo que não seja o de garantir a melhor seleção. “À Comissão do Concurso e às bancas examinadoras, existe a certeza de que a dedicação absoluta ao concurso será recompensada, ao final, não só com as escolhas efetuadas, mas igualmente com a convicção de que o processo de seleção foi realizado com toda a retidão”, salientou o conselheiro da Ordem gaúcha.

O presidente da CSI registrou que a Comissão do Concurso está atenta ao escopo principal do processo de seleção, que é justamente escolher os melhores profissionais, não só em termos de conhecimento, mas também de aptidão para o exercício das atribuições específicas da carreira.

Concurso

O último concurso para defensor público realizado no Rio Grande do Sul ocorreu em 2005. Desde então, foram nomeados e empossados 123 novos defensores. Este concurso deve contemplar 45 vagas e mais as que vagarem ao longo do prazo de validade do processo seletivo.

Da redação do Jornal da Ordem, com informações da Assessoria de Comunicação Social da DPE/RS

30/07/2010 16:23

OAB/RS solicita instalação de posto do Banrisul no Foro de Osório