Home / Noticias / 21.03.2022 19:32

OAB/RS participa da inauguração do Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais do IGP

21/03/2022 19:32

Foto: Evelyn Berndt - OAB/RS

Representando o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, a vice-presidente da Ordem gaúcha, Neusa Bastos participou da cerimônia de inauguração do Centro Regional de Excelência em Perícias Criminais da Região Sul (Crepec Sul) na tarde da segunda-feira (21). No local funcionarão os Departamentos de Criminalística, de Perícias Laboratoriais e de Administração, além de parte dos Departamentos de Identificação e de Perícias do Interior. O novo prédio do Instituto-Geral de Perícias (IGP) é considerado o mais moderno do país.

A vice-presidente da OAB/RS destacou os avanços na área e a importância do trabalho da perícia criminal: “A rapidez dos resultados das perícias de alta complexidade agilizarão a resolução dos processos criminais que pendem dessa prova pericial", pontuou Neusa.

O secretário nacional de segurança pública, Cel. Carlos Paim, parabenizou o trabalho realizado pelos peritos gaúchos: “Essa ação estruturante entregue hoje faz o Rio Grande do Sul atingir níveis em perícia que não fica atrás de nenhum outro país. São avanços como estes que fortalecem a resposta qualificada da instituição das perícias e da Polícia Civil”, afirmou.

O governador do estado, Eduardo Leite, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelo IGP: “Esta obra dá visibilidade a uma instituição que tem uma atuação mais discreta junto à população, mas que é de suma importância. O IGP, através da dedicação de seus servidores, tem uma função muito importante no processo da segurança com a investigação criminal e a perícia viabilizando dar uma consequência aos crimes praticados”, enfatizou.

O vice-governador e secretário da segurança pública do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, destacou o momento de alegria: “Esta obra é um sonho para todos nós operadores da segurança pública e irá servir de exemplo aos demais estados. É um momento de alegria, pois através dos investimentos em segurança, a perícia gaúcha se moderniza cada vez mais com estes importantes avanços tecnológicos”, disse.

A diretora-geral do IGP, perita criminal Heloisa Kuser, destacou todo o caminho percorrido para a inauguração e as dificuldades desde o início da obra em 2015. Para a diretora, a inauguração do prédio é a realização do projeto dos sonhos e proporciona um espaço adequado para a perícia gaúcha: “Tudo aqui, a arquitetura, o tipo de material, as propostas de segurança, a iluminação, enfim, todos os aspectos favorecem desenvolver melhor as atividades periciais”, ressaltou.

Após a solenidade de inauguração, as autoridades visitaram as novas instalações. Além da integração dos serviços, o prédio de 12 mil metros quadrados situado ao lado da Estação Rodoviária de Porto Alegre, será usado como referência em estudos e poderá ser acionado para perícias de alta complexidade de toda a região sul do país.

Também estiveram presentes na cerimônia o presidente em exercício do Tribunal de Justiça do RS, desembargador Alberto Delgado Neto; o representante da Procuradoria Geral de Justiça do RS, procurador Fernando Sgarbossa; o defensor público geral do RS, Antônio Flávio de Oliveira; o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre, Cezar Schirmer; a chefe da Polícia Civil do RS, Nadine Anflor; o superintendente regional da Polícia Federal, delegado Aldronei Pacheco Rodrigues; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Luís Carlos Reischak Júnior; o representante da Assembleia Legislativa do RS, deputado estadual Tiago Duarte; o deputado estadual Frederico Antunes; o diretor-geral do Detran, Enio Bacci; entre outras autoridades.

21/03/2022 19:32

Divulgado o resultado definitivo da 1ª fase do XXXIV Exame de Ordem Unificado