Home / Noticias / 22.04.2015 13:52

OAB/RS participa de audiência pública sobre o Programa de Aviação Regional para o RS

22/04/2015 13:52

A entidade acompanha permanentemente a questão no Estado, inclusive liderando o Comitê do Aeroporto Salgado Filho.

Representando o presidente da entidade, Marcelo Bertoluci, a presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/RS (CEDC), conselheira seccional Teresa Moesch, participou de audiência pública para discutir o Programa de Aviação Regional para o RS. O evento ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa, na noite desta quarta-feira (15).

A OAB/RS acompanha esta questão permanentemente no Estado. Em janeiro deste ano, foi instalado o Comitê do Aeroporto Salgado Filho, liderado pela Ordem gaúcha. O grupo visa colaborar e solucionar questões pertinentes ao impasse em torno do prolongamento da pista e da ampliação dos terminais de passageiros e de carga no aeroporto da capital, por meio de estudos e debates.

Durante a reunião, o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha, apresentou o programa afirmando seu objetivo de ampliar e melhorar a infraestrutura que dê condições à população com menos recursos para poder se deslocar – seja por motivos de saúde, principalmente, ou outros como o turismo.

Segundo o ministro, o Rio Grande do Sul receberá um investimento de R$ 310 milhões para construção e melhoramento de aeroportos, e já há interesse de companhias aéreas em operar em 11 dos locais.

O secretário dos Transportes e Mobilidade, Pedro Westphalen, que representou o governador do Estado, José Ivo Sartori, ressaltou a importância do projeto apresentado. Além disso, assegurou que o Estado ajudará o programa, através do andamento ágil nos procedimentos, como licenças ambientais e treinamento de bombeiros.

A audiência pública também ouviu manifestações de deputados e das demais lideranças presentes.

Estiveram no encontro, além da representante da seccional gaúcha, o secretário estadual do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costela; representando o prefeito José Fortunatti, o secretário municipal Urbano Schimdt; prefeitos e vereadores; e representação do V Comar, Infraero, Azul Linhas Aéreas, Farsul/Sebrae, Famurs, Federasul, CREA/RS, Sindicato Nacional do Aeronautas, superintendência do aeroporto Salgado Filho e Departamento Aeroviário do Estado do RS.

Compareceram os deputados Jeferson Fernandes (PT), vice-presidente da Comissão; Dr. Basegio (PDT), relator; Eduardo Loureiro (PDT); Aloísio Classmann (PTB); Valdeci Oliveira (PT); Juliano Roso (PCdoB); Bombeiro Bianchini (PPL); Gabriel Souza (PMDB); Gilberto Capoani (PMDB); Marcelo Moraes (PTB); Álvaro Boessio (PMDB); Tiago Simon (PMDB); Jorge Pozzobom (PSDB); Missionário Volnei (PR); Sérgio Turra (PP); Mirian Marroni (PT); Vinícios Ribeiro (PDT); e Catarina Paladini (PSB).

Com informações da ALRS

Lucas Pfeuffer
Estagiário de Jornalismo

22/04/2015 13:52