Home / Noticias / 06.06.2012 14:54

OAB/RS participa de debate sobre sistema prisional

06/06/2012 14:54

Designado pelo presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o membro da Comissão de Direitos Humanos da entidade, Rodrigo Puggina, participou, na manhã desta quarta-feira (06), do seminário promovido pela Corregedoria-Geral da Justiça sobre o sistema prisional. A proposta é reunir os atores sociais envolvidos em torno do tema para debater os problemas do sistema carcerário e possíveis soluções.

Fizeram a abertura do evento, que ocorre durante todo o dia no auditório do Palácio da Justiça, o presidente do TJRS, Marcelo Bandeira Pereira, e o corregedor-geral, Voltaire de Lima Moraes.

Puggina, que participou da segunda mesa do primeiro painel, sob o tema Sistema Prisional: Problemas e Soluções, falou sobre a importância de o debate sobre a questão prisional não ser mais um tema desconhecido para a sociedade: "Já se percebe que todo esse movimento em torno dos presídios gaúchos promoveu uma mudança no modo de pensar coletivo. Ao debater o tema com estudantes de Direito, por exemplo, não há mais um pensamento majoritário a respeito da pena de morte ou de prisão perpétua."

Também participaram da segunda mesa o presidente da Ajuris, Pio Giovane Dresch; o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina RS, Fernando Matos; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS, Luiz Alcides Capoani; e o representante da Associação dos Monitores Penitenciários RS, Flávio Bastos Berneira Júnior.

Na mesa de abertura, participaram o secretário de Segurança Pública do Estado, Airton Michels; o defensor-público Geral, Nilton Leonel Arnecke Maria; a promotora de Execução Criminal, Cyntia Jappur; e o sociólogo, Rodrigo Azevedo.

06/06/2012 14:54

Colégio de Presidentes da OAB/RS manifesta repúdio ao voto secreto no Congresso Nacional

06.06.2012

Diretoria da OAB/RS presta contas a advogados e advogadas do Rio Grande do Sul