Home / Noticias / 19.11.2015 15:43

OAB/RS participa de “Encontro pela Solução Pacífica de Conflitos Empresariais”

19/11/2015 15:43

O evento teve como objetivo conscientizar as empresas para iniciar o processo de adoção às práticas adequadas de resolução de conflitos por meio de métodos de negociação, conciliação e mediação evitando prejuízos à imagem da marca junto ao mercado.

A OAB/RS, representada pelo presidente da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas (CEMPR) e coordenador da Casa de mediação da entidade, Ricardo Dornelles, participou, na manhã desta quinta-feira (19), do “Encontro pela Solução Pacífica de Conflitos Empresariais”. O evento, promovido pela Federasul por meio da sua Câmara de Arbitragem (CAF), teve como objetivo conscientizar as empresas para iniciar o processo de adoção às práticas adequadas de resolução de conflitos por meio de métodos de negociação, conciliação e mediação evitando prejuízos à imagem da marca junto ao mercado.

Durante a abertura, o presidente da CAF, André Jobim de Azevedo, saudou os participantes e falou sobre a importância do tema em debate. De acordo com Azevedo, “trazer o assunto para essa área é um grande avanço, pois amplia o conhecimento de todos sobre mediação e traz diferentes soluções para as empresas”.

Dornelles foi o moderador da palestra de Diego Faleck, que abordou a “Mediação Empresarial”, e de Gabriela Assmar, que falou sobre “O mercado privado de mediação a partir da lei 13.140/15”. Em seu pronunciamento, Dornelles explicou que a mediação é uma nova maneira de trabalhar e levar resultados para a sociedade. Segundo ele, “ao longo dos últimos dez anos a OAB/RS vem conscientizando os advogados sobre esse método, pois essa é uma maneira saudável de prestar serviços ao cidadão gaúcho. Por isso é importante essa integração com profissionais de outros lugares, outras regiões, assim trocamos informações e experiências”.

Ao final houve a assinatura do Pacto pela não Judicialização dos conflitos.

Também estiveram presente o membro fundador e diretor-presidente do Instituto de Direito Comparado Brasil-Japão, Kazuo Watanabe, e o consultor da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), Eduardo Vieira.

Visita a Casa de Mediação

Após a palestra e assinatura do pacto, todos os palestrantes estiveram na Casa de Mediação para conhecer os trabalhos e a sistemática organizacional da Casa, bem como discutir sobre a mediação privada no Brasil.

Durante a visita, Gabriela Assmar destacou que “mais uma vez o RS sai na frente! A Casa de Mediação é o ambiente adequado para o fomento da prática de mediação no mundo jurídico. Todos os estados devem seguir este exemplo, pois é uma grande contribuição para a advocacia e, sobretudo, para a cidadania.”

Cristielle Valle
Estagiária de Jornalismo

19/11/2015 15:43

Procuradoria de Defesa das Prerrogativas atende 20 mil casos em três anos