Home / Noticias / 29.05.2017 18:47

OAB/RS participa de inauguração de Centro de conciliação da Justiça do Trabalho

29/05/2017 18:47

http://bit.ly/2qA5Byj
image-galeria-0

A secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, participou da inauguração dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho (Cejusc-JT) nesta sexta-feira (26).Os locais destinam-se a audiências de conciliação e mediação em processos trabalhistas que apresentam a possibilidade de acordo e estão disponíveis para as partes e advogados.

A cerimônia de inauguração dos novos espaços ocorreu no Foro Trabalhista de Porto Alegre, e contou com a presença do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira. O evento marcou também o encerramento da 3ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista.

No primeiro grau, o Cejusc-JT foi instalado na galeria do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1432), ao lado da Central de Atendimento ao Público. O Cejusc-JT do segundo grau funciona na sala 506 do Prédio-Sede do Tribunal (Av. Praia de Belas, 1100). Marcações de horário e informações podem ser feitas pelo telefone (51) 3255-2050.

Segundo Maria Cristina, o sistema é um facilitador para as partes e seus advogados: “Este Centro confirma a tradição conciliatória que sempre existiu na Justiça do Trabalho e as novas gerações têm esquecido”, disse.

Os Cejusc-JT já estão em atividade desde a última semana, promovendo audiências na Semana da Conciliação Trabalhista. Os centros contam com uma equipe de juízes e servidores, capacitados em métodos de conciliação e mediação. As audiências ocorrem em mesas redondas, para facilitar o diálogo e a negociação entre as partes. No primeiro dia da Semana, o Cejusc-JT do primeiro grau promoveu 68 audiências, das quais 43 resultaram em acordo. O valor total dos acordos homologados chegou a mais de R$ 727 mil.

As audiências no Cejusc-JT podem ser solicitadas por trabalhadores e empregadores que possuem alguma ação em andamento na Justiça do Trabalho, independente da fase em que o processo se encontre. Além das solicitações das partes, os centros de conciliação e mediação também realizam audiências em processos com potencial de acordo, selecionados pelas próprias Varas do Trabalho, no primeiro grau, ou pelos desembargadores relatores dos processos, no segundo grau.

Com informações TRT-4

 

29/05/2017 18:47



Notícia anterior

Justiça Desportiva na Prática será discutida nesta terça-feira (30) na OAB/RS

29.05.2017
Próxima notícia

‘Se o impasse se prolongar, o Brasil é que sofrerá’, diz presidente da OAB ao Estadão

01.06.2017

Principais notícias

Ver todas