Home / Noticias / 27.03.2014 18:45

OAB/RS participa de restituição de mandatos cassados pela Ditadura Militar na Câmara da Capital

27/03/2014 18:45

http://bit.ly/1pAyDGR
image-galeria-0

Entre os políticos que simbolicamente receberam seus cargos de volta, na tarde desta quinta-feira (27), quatro eram advogados.

A Ordem gaúcha, representada pela secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, participou de ato simbólico na Câmara Municipal de Porto Alegre que restituiu mandatos de seis vereadores, de um prefeito e de um vice-prefeito da Capital cassados a partir da instalação do regime militar. O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (27).

Os mandatos foram restituídos a Sereno Chaise (prefeito e advogado), de 86 anos, Ajadil de Lemos (vice, já falecido) e aos vereadores Alberto Schroeter, Hamilton Chaves, Dilamar Machado, Marcos Klassmann e Glênio Peres – já falecidos – e Índio Brum Vargas, de 86 anos (advogado). Lemos e Machado também eram advogados.

Coube aos seguintes familiares dos homenageados já falecidos receberem a honraria em nome dos políticos cassados pela ditadura: os irmãos Alceu, Anderson e André Machado e a esposa Lea Machado, em nome de Dilamar Machado; o filho Ricardo Chaves, o Kadão, em nome de Hamilton Chaves; Maria Isabel da Silva Klassmann (mãe) e a filha Julia, em nome de Marcos Klassmann; a esposa Lícia Peres, em nome de Glênio Peres; e Eloí Flores, em nome da família de Ajadil de Lemos.

Maria Cristina ressaltou que a OAB lutou incansavelmente contra a ditadura, já que também foi atacada pela repressão, quando uma carta com explosivos endereçada ao então presidente da entidade, Eduardo Seabra Fagundes, foi aberta pela chefe da secretaria na época, Lyda Monteiro da Silva, vitimando a servidora.

Para a secretária-geral adjunta, “para um país se transformar em uma nação, é importante que seu povo conheça sua história, com seus erros e acertos, para que este conhecimento lhe permita criar algo melhor e que satisfaça a maioria da sua população”.

Em sua exposição, o vereador Alberto Kopitke lembrou a luta da OAB na defesa da democracia durante o período ditatorial.

Após a entrega dos diplomas, o presidente da Câmara, Professor Garcia, leu a Resolução da Mesa Diretora do Legislativo Municipal que determina a restituição simbólica dos mandatos de prefeito, vice-prefeito e vereadores eleitos pelo voto popular e cassados pelo regime ditatorial após o golpe de Estado de 1964.

Com informações da Câmara

Vítor Rosa
Estagiário de Jornalismo

27/03/2014 18:45



Notícia anterior

Artigo do presidente do CFOAB: Imposto de Renda versus inflação

27.03.2014
Próxima notícia

Em Roraima, Lamachia faz abertura do XXXI Encontro Nacional de Presidentes de CAAs

27.03.2014

Principais notícias

Ver todas