Home / Noticias / 10.04.2014 16:17

OAB/RS participa de reunião-almoço realizada pelo IARGS

10/04/2014 16:17

O presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci, prestigiou, nesta quinta-feira (10), a tradicional reunião-almoço promovida pelo Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS). A edição do evento deste mês teve como palestrante o ex-presidente do STF, ministro José Neri da Silveira, que falou sobre o tema “Participação do Judiciário na Consolidação do Estado Democrático de Direito”.

Também estavam presentes, o secretário-geral da OAB/RS, Ricardo Breier; o diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji; o vice-presidente da CAA/RS, Pedro Alfonsin; diversos conselheiros seccionais da Ordem gaúcha; o presidente do Colégio de Presidentes do Instituto dos Advogados do Brasil, Antônio Luiz Calmon Teixeira; o ministro Athos Gusmão Carneiro; o ministro Ruy Rosado de Aguiar Júnior; a presidente do TRT4, Clausa Regina Helfen; a desembargadora do TJRS pelo Quinto Constitucional, Ana Paula Dalbosco; a desembargadora do TRT4 pelo Quinto ° Constitucional, Tânia Reckziegel; a procuradora de Justiça do Estado do RS, Ana Luiza Mercio Lartigau; o presidente da Academia Rio-Grandense de letras, Sergio Augusto Pereira de Borja, entre outras autoridades.

Ao saudar os convidados, a presidente do IARGS e conselheira seccional da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral, salientou o grande saber jurídico do palestrante e agradeceu a presença de todos. “As reuniões-almoço são realizadas sempre na segunda quinta-feira de cada mês, com renomados palestrantes. Estamos profundamente satisfeitos em promover esse encontro, e temos certeza que o IARGS continuará desempenhando seu importante papel em parceria com a Ordem gaúcha", destacou.

Sobre o palestrante

José Neri da Silveira formou-se na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em 1955. Com o curso concluído, exerceu a advocacia por dez anos e atuou como consultor jurídico do estado a partir de 1963. Em 1965, com a criação da então Consultoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (hoje Procuradoria Geral), foi nomeado Consultor-Geral do Estado. Em 1967 foi nomeado juiz federal.

Desde 1969, passou doze anos como ministro do Tribunal Federal de Recursos. Em 1º de setembro de 1981, assumiu o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Em sessão plenária de 14 de dezembro de 1988, foi eleito presidente do Supremo Tribunal Federal (biênio 1989-1991), a começar de 14 de março de 1989. Implantou a informatização dos serviços da Corte e criado o Banco Nacional de Dados do Poder Judiciário.

Sobre o IARGS

Fundado em 26 de outubro de 1926, o IARGS tem, entre suas finalidades, a de reunir juristas de destaque para incentivar o estudo das questões jurídicas e sociais, contribuindo para a excelência da ordem jurídica, social e ambiental.

Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717

10/04/2014 16:17

Encontro Estadual de Delegados da CAA/RS será realizado nesta sexta-feira (11)