Home / Noticias / 20.02.2019 15:30

OAB/RS participa de reunião sobre andamento do Projeto Pescar

20/02/2019 15:30

A OAB/RS participou de uma reunião com os representastes das instituições que apoiam o Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista, na tarde da última terça-feira (19). A reunião serviu para tratar de assuntos pertinentes ao andamento das atividades para o ano de 2019 e ocorreu no Salão Nobre da Presidência do Tribunal Regional Do Trabalho Da 4ª Região (TRT4).

A Ordem gaúcha foi representada pela corregedora-geral, Maria Helena Camargo Dornelles. Representando a Escola Superior de Advocacia (ESA), estava a diretora-geral Rosângela Herzer dos Santos. Representando a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS), a assistente social, Simone Dias. O encontro buscou destacar dois principais tópicos: empregabilidade e verbas para custear o projeto. Além disso, foram marcadas as datas das cerimônias de formatura das turmas, que ocorrerão no dia 29 de agosto, para a turma da ESA, e no dia 05 de dezembro, para a turma do TRT4.

Maria Helena destacou a importância do projeto e de suas tratativas nessa reunião. “A reunião de hoje foi especificamente para nós resolvermos os assuntos que são prioritários, como os formandos de 2018. Também, que estes jovens possam participar da rotina dos tribunais, agregando a vivência ao conteúdo teórico passado no curso”, salientou.

Rosângela Herzer, falou que o projeto também representa uma questão de responsabilidade social: “É muito importante acompanhar o andamento dos jovens que compõem essas turmas. Outra situação trazida de extrema importância é a empregabilidade. Vivenciar o dia a dia daquilo que estudam é muito agregador às suas formações”, afirmou.

Presenças

Participaram da reunião: a presidente do TRT4, desembargadora Vania Cunha Mattos; a diretora-geral do Tribunal, Barbara Casaletti; as gestoras do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem no âmbito do TRT4, desembargadora Maria Madalena Telesca e juíza Maria Silvana Tedesco; a integrante da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT4, juíza Luciana Stahnke; a articuladora do Projeto Pescar no TRT4, Anita Cristina de Jesus; o educador social da unidade do Projeto Pescar da comunidade jurídico-trabalhista no TRT4, André Cintra; a educadora social da unidade do Projeto Pescar da comunidade jurídico-trabalhista na ESA/OAB/RS, Valéria Neutzling; as representantes da Fundação Projeto Pescar, Mara Zuraski e Sílvia Ramirez; a representante da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas, Renata Gabert de Souza; e a integrante da Diretoria Social da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no Rio Grande do Sul, Daniela Farneda.

Sobre o projeto

A Comunidade Jurídico-Trabalhista é composta por cinco instituições que atuam nessa área: o TRT4, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), o Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS) e a ESA. Além de estimular o voluntariado dentro das instituições, cada um dos parceiros atua com uma função específica: a ESA e o TRT-RS fornecem espaço para a realização das aulas, o MPT-RS auxilia o custeio do projeto, a CAA/RS é responsável pela contratação e pelo pagamento dos professores e a OAB-RS tem papel fundamental ao promover a empregabilidade dos jovens.

*Com informações da assessoria de imprensa do TRT4.

Fotos e Texto: Niége Moreira

Assessoria de Comunicação OAB/RS

(51) 3287.1867/1821

20/02/2019 15:30