Home / Noticias / 24.08.2018 16:03

OAB/RS participa de sessão solene em homenagem póstuma a desembargador do TRF4

24/08/2018 16:03

O secretário-geral da OAB/RS, Rafael Canterji, participou da sessão solene de homenagem póstuma ao desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Amaury Chaves de Athayde, na tarde desta sexta-feira (24).

A cerimônia foi acompanhada por magistrados e servidores do tribunal, além de familiares do homenageado. Também estavam presentes desembargadores aposentados, representantes do Ministério Público Federal, autoridades do Poder Judiciário e das Forças Armadas.

O presidente do TRF4, desembargador federal Thompson Flores, discursou, relembrando a biografia e a carreira do desembargador Athayde. “Se eu pudesse utilizar apenas uma palavra para descrever a personalidade do nosso colega Amaury, com certeza seria ‘cordialidade’. Essa é uma excelente virtude que um homem deve possuir, e o comportamento cordial que dirigia a todas as pessoas que passavam em sua vida era o traço mais marcante desse notável magistrado”, declarou o presidente do tribunal.

A viúva e o filho do homenageado, Julia Patrícia Lima de Athayde e Bernardo Lima de Athayde, também compuseram a mesa do evento. Bernardo ressaltou a importância da cerimônia, dizendo: “viemos aqui recordar os feitos do meu pai não somente como um desembargador, mas também como um ser humano”.

Amaury Chaves de Athayde

O desembargador federal do TRF4 Amaury Chaves de Athayde faleceu no dia 28 de fevereiro deste ano em Curitiba, aos 72 anos. O magistrado atuava na 1ª Turma Suplementar do Paraná desde agosto de 2017.

Natural de Curitiba, Athayde formou-se na Faculdade de Direito de Curitiba em 1970. Em 1988, ingressou na magistratura federal, tendo atuado nas Seções Judiciárias do Pará e do Rio de Janeiro até a sua remoção para o Paraná em 1989. Em fevereiro de 1997, foi promovido a desembargador do TRF4, onde chegou a ocupar o cargo de vice-presidente da corte de maio de 2006 a junho de 2007.

Com informações da assessoria de imprensa da TRF4

24/08/2018 16:03

Palestras na OAB/RS abordam a propriedade intelectual

24.08.2018