Home / Noticias / 30.05.2018 14:37

OAB/RS participa do lançamento do aplicativo Falaê

30/05/2018 14:37

O vice-presidente da Comissão Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RS, Francisco Telles, esteve presente no workshop de lançamento do aplicativo: Falaê. Ele permite que as pessoas com dificuldades na fala possam comunicar-se através do uso de figuras e símbolos disponíveis no aplicativo. A iniciativa ocorreu na tarde da última terça-feira (29), no Educandário São João Batista.

De acordo com Telles, o encontro foi fundamental, pois apresentou uma tecnologia de extrema importância que está disponível para smartphones e tablets: Foi um workshop muito positivo. Todos os presentes aprenderam muito, e a Ordem gaúcha está sempre disposta a contribuir no quer for necessário para que todos possam exercer a cidadania da melhor forma, disse.

Durante o encontro, uma aluna com dificuldades na fala e também motoras provocadas por uma paralisia cerebral demonstrou como as novas gerações estão familiarizadas com o uso da tecnologia, construindo frases completas e detalhadas através do aplicativo e, assim, expressando suas vontades e emoções. Outro ponto importante é que antes de firmar a parceria que possibilitou a criação do aplicativo, o Educandário já desenvolvia algo parecido com seus alunos, numa espécie de incubadora daquilo que veio a se tornar realidade hoje.

O aplicativo foi pensado pelos profissionais do Educandário com o apoio técnico da empresa HP e do TECNOPUC, da PUCRS. Saiba mais sobre o aplicativo aqui.

Também estiveram presentes: representando o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o presidente da FADERS, Roque Bakof; representando a PUCRS, o assessor da reitoria na área de relações institucionais Solimar Amaro, além de desenvolvedores de tecnologia da empresa HP.

30/05/2018 14:37

DEU NA MÍDIA: repercussão do terceiro requerimento da OAB/RS para suspensão de prazos no TJRS

30.05.2018

Comissão de Direito Urbanístico prorroga prazo até o dia 15/06 para inscrições de artigos científicos