Home / Noticias / 11.04.2008 16:31

11/04/2008 16:31

Aline Schons - OAB/RS

Nesta quinta-feira (10), o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, esteve presente na conferência realizada pelo professor Howard Zehr sobre Justiça Restaurativa. O evento teve início às 19h e ocorreu no auditório do TJRS.

Antes da conferência, ocorreu uma recepção de boas-vindas a Zehr no gabinete do presidente do TJRS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa. No local, os dirigentes das principais instituições do Judiciário, do Estado e do Município deram apoio à causa do conferencista.

Estiveram presentes o presidente da Ordem gaúcha, Claudio Lamachia, o vice-presidente Jorge Fernando Estevão Maciel, o presidente da Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS, Ricardo Cesar Corrêa Dornelles, o chefe de gabinete da presidência, Julio Cézar Caspani, o presidente do TJRS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, o secretário estadual de Justiça e Desenvolvimento Social, Fernando Schüler, a secretária-adjunta de Educação, Salete Cadore, a defensora pública-geral do Estado, Maria de Fátima Záchia Paludo, a procuradora-geral de Justiça em exercício, Isabel Dias Almeida, o secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça em exercício, Roger Lorenzoni, a presidente da Fasc, Brizabel Rocha, os desembargadores Voltaire de Lima Moraes, presidente do Conselho de Relações Institucionais e Comunicação Social do TJRS, Carlos Cini Marchionatti, presidente da Ajuris e Iris Helena Medeiros Nogueira, diretora da Escola Superior da Magistratura.

Na conferência, o professor Howard Zehr falou da Justiça Restaurativa como um novo paradigma de resolução de conflitos: dos seus primórdios ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, além das perspectivas mundiais e horizontes.

O professor é reconhecido mundialmente como um dos pioneiros da Justiça Restaurativa. Atualmente, é professor de Sociologia e Justiça Restaurativa no curso de graduação em Transformação de Conflitos da Eastern Mennonite University em Harrisonburg, Virginia, EUA, e co-diretor do Center for Justice and Peacebuilding.

Howard Zehr criou e dirigiu a iniciativa que hoje é chamada Centro de Justiça Comunitária, o primeiro programa de reconciliação entre vítimas e infratores dos Estados Unidos. Além de professor e escritor, Howard Zehr é também consultor, conferencista e multiplicador internacional, atendendo a profissionais de Direito e instituições no mundo todo.

Compareceram à cerimônia de abertura o presidente da OAB/RS, Claudio Lamachia, o presidente do TJRS, desembargador Armínio José Abreu Lima da Rosa, a procuradora da Justiça em exercício, Isabel Dias Almeida, a defensora pública-geral do estado, Maria de Fátima Záchia Paludo, o procurador-geral adjunto representando o governo do Estado, José Guilherme Kliemann, o secretário da reforma do Judiciário do Mministério da Justiça em exercício, Roger Lorenzoni, o representante da Associação dos Magistrados do Brasil, João Ricardo dos Santos Costa, entre outras autoridades.

11/04/2008 16:31

11.04.2008