OAB/RS prestigia 52 anos do Clube Soroptimist Internacional
04/08/2009 14:25
Na ocasião, a secretária-geral da Ordem gaúcha participou da homenagem às advogadas Betty Yelda Brognoli Borges Fortes e Ecilda Gomes Haensel.
A secretária-geral da OAB/RS, Sulamita Santos Cabral, esteve nesta terça-feira (04) prestigiando o almoço comemorativo aos 52 anos do Clube Soroptimist Internacional, realizado no Hotel Embaixador na Capital.
No encontro, Sulamita participou da homenagem às advogadas e sócias mais antigas, ambas completando 50 anos de soroptimismo, Betty Yelda Brognoli Borges Fortes, fundadora do Clube Soroptimist Internacional Porto Alegre, e Ecilda Gomes Haensel, governadora da Região da América do Sul.
“A OAB/RS tem a honra de prestigiar a homenagem a essas renomadas advogadas que tanto vêm contribuindo para a sociedade”, afirmou a secretária-geral.
A presidente do Clube Soroptimist Internacional, Vera Lia Fortini Cavalheiro, destacou que “o importante nesses 52 anos, é que a sociedade mudou e o Clube vem acompanhando essas mudanças firmemente com seus princípios, com as mulheres fazendo a diferença em todo o planeta”.
Estiveram presentes ao evento, a governadora regional, Norma Maria do Vale; a governadora eleita, Mariza Azevedo; a coordenadora regional, Maria Lucia Noremberg e a advogada Maria Thereza Trindade Beck.
Soroptimismo
O Soroptimist International é uma organização para mulheres administradoras de negócios e profissionais trabalhando em projetos e serviços para a promoção dos direitos humanos e status da mulher.
O primeiro clube foi fundado em Oakland, California, EUA em 03 de outubro de 1921, e desde então vem se espalhando pelo mundo. São quatro Federações. A Região Brasil é uma das 29 regiões que compõem a maior delas: a Soroptimist International Of The Americas, que abrange 18 países.
No Brasil, o primeiro clube foi fundado no Rio de Janeiro, em 9 de setembro de 1947, por iniciativa de Bertha Maria Júlia Lutz. A Região da América do Sul, da qual o Brasil fazia parte, surgiu em 1965.
Posteriormente, durante a Convenção Bienal em Anaheim (EUA), em 1º de julho de 1996, foi criada a Região Brasil.
Sua diretoria é formada por: governadora, governadora-eleita, secretária e tesoureira, eleitas para um mandato de dois anos. Atualmente possui 39 Clubes.
As demais Federações são: Europa, Grã-Bretanha e Sudoeste do Pacífico. No mundo, atuam mais de cem mil mulheres, com representações em 114 países e expressivo trabalho em prol da defesa dos Direitos Humanos e, em especial, da mulher.
04/08/2009 14:25