OAB/RS prestigia comemoração dos 93 anos do IARGS
29/11/2019 17:37
Na noite desta quinta-feira (28), o presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, participou da sessão solene de comemoração aos 93 anos do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS). O evento foi realizado no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Na oportunidade, aconteceu também a solenidade de posse dos novos associados.
Durante a cerimônia, também ocorreu o lançamento do Livro dos 93 anos da história do IARGS. A presidente do Instituto e autora do livro, Sulamita dos Santos Cabral, relembrou um pouco do histórico do IARGS e seus momentos marcantes que estão registrados na obra lançada. “A fundação do Instituto ocorreu em 1926 com o intuito de ser um fórum de debates e de representação da classe jurídica. Somos uma entidade que congrega membros da advocacia, do judiciário e do Ministério Público, pois temos o propósito maior de defender o direito à liberdade e à justiça”, disse.
De acordo com Breier, já é tradição da seccional participar e prestigiar os eventos comemorativos do Instituto que deu origem à OAB/RS. “A história do IARGS está fortemente ligada com a história da Ordem gaúcha. Somos instituições irmãs que buscam a valorização da classe dos advogados, da Justiça e da cidadania”, declarou.
Também estiveram presentes no evento: o membro honorário vitalício da OAB, Claudio Lamachia; a secretária-geral da OAB/RS, Regina Guimarães; a secretária-geral adjunta, Fabiana Barth; a secretária-geral ajunta da CAA/RS, Claridê Chitolina; e o tesoureiro, Gustavo Juchem; a diretora-geral da ESA, Rosângela Herzer dos Santos; o ex-presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci; além de conselheiros seccionais e presidentes de Comissão da Ordem.
História do IARGS
No dia de 26 de outubro de 1926, as mais notáveis figuras do mundo jurídico do Estado participaram dos atos de fundação, do que foi denominado então, Instituto da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul, realizados no Salão Nobre da Intendência Municipal.
Inspirado nos ideais do Instituto dos Advogados Brasileiros, criado em 1843, e à semelhança dos Institutos criados em São Paulo, Pernambuco e Bahia, o objetivo era congregar os bacharéis em Ciências Jurídicas e Sociais, ser repositório e órgão gerador da cultura do Direito, promover o aperfeiçoamento da Justiça e da sociedade e, principalmente, pugnar pela regulamentação da profissão de advogado.
Leonardo Macedônia Franco e Souza, admirado professor de Direito Criminal, foi o primeiro presidente do IARGS.
O trabalho desenvolvido pelos Institutos, capitaneados pelo Instituto dos Advogados Brasileiros que, desde sua fundação em 1843, lutava pela regulamentação da profissão de advogado, finalmente teve êxito, e, através do Decreto nº 19.408 de 18/11/1930, foi criada a Ordem dos Advogados do Brasil.
Coube ao Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul o importantíssimo trabalho de organização da OAB no solo gaúcho. Com essa finalidade, no dia 11 de abril de 1932, reuniram-se na sede do IARGS o presidente Leonardo Macedônia e os membros do conselho. Foi, então, eleita a 1ª diretoria da OAB/RS, composta por 11 membros: tendo como presidente Leonardo Macedônia e Oswaldo Vergara como vice.
29/11/2019 17:37