OAB/RS prestigia inauguração da exposição do TRT4 em homenagem à advocacia trabalhista
06/04/2015 22:53
A secretária-geral adjunta da seccional, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, explicou que a mostra reconhece a importância da classe na construção da Justiça do Trabalho.
Com a presença da secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, o TRT4 inaugurou, na tarde desta segunda-feira (06), no saguão do prédio-sede da instituição, a exposição “Advocacia Trabalhista Gaúcha – Origem e Trajetória”. A solenidade de abertura foi prestigiada por advogados, magistrados, servidores, procuradores e demais convidados.
Maria Cristina representou o presidente da seccional, Marcelo Bertoluci. Também estavam presentes o presidente da Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra), Antônio Vicente Martins; o presidente da Sociedade dos Advogados Trabalhistas de Empresas do Rio Grande do Sul (Satergs), conselheiro seccional Gustavo Juchem; e a corregedora da OAB/RS, Maria Helena Camargo Dornelles.
A exposição é organizada pelo Memorial da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul, que apresenta painéis ilustrativos, fotografias, documentos, recortes de jornal e objetos que resgatam a história da advocacia trabalhista no Estado. Outro destaque é um vídeo de aproximadamente 10 minutos – versão reduzida de um documentário produzido pelo Memorial, que reunirá 23 entrevistas com advogados atuantes na Justiça Trabalhista –, cuja versão final deve ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano. Essa pequena amostra do documentário, também apresentada no evento desta segunda-feira, será exibida no saguão do TRT4 durante o período da exposição.
Na abertura, a juíza do Trabalho Anita Job Lübbe, da Comissão Coordenadora do Memorial, anunciou que a exposição marca o início de um novo projeto da unidade: a Série Registros. Conforme a magistrada, o foco desta iniciativa é a história oral. "Essa metodologia já é muito utilizada em pesquisas acadêmicas, não só como componente auxiliar, preenchedor dos vazios da documentação tradicional, mas também como instrumento fundamental para a compreensão de um passado recente. É o registro de vida de indivíduos que, ao focalizar suas memórias pessoais, constroem também uma visão mais completa e dinâmica do funcionamento e da trajetória do grupo social ao qual pertencem", disse a juíza. De acordo com Anita, a Série Registros também contemplará magistrados, servidores e membros do Ministério Público do Trabalho. No final de 2015, uma nova exposição homenageará a magistratura trabalhista, por ocasião dos 50 anos da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV).
A presidente do TRT4, desembargadora Cleusa Regina Halfen, elogiou a nova série do Memorial, principalmente por valorizar o patrimônio humano. "Veremos entrevistas de magistrados, servidores, advogados e outras pessoas ligadas à Justiça do Trabalho que podem contribuir para a reconstrução da memória da nossa Instituição", destacou a desembargadora.
A solenidade contou com a participação de lideranças da advocacia, que destacaram a iniciativa do TRT4. Maria Cristina pronunciou-se em nome da classe. Para ela, a exposição reconhece a importância da advocacia na construção do Judiciário Trabalhista. "A Justiça do Trabalho é uma Justiça de contato, a única que tinha a conciliação como princípio, e sua construção é feita por partes, advogados, servidores e juízes. Nenhum destes elementos pode ficar de fora ou se sobrepor ao outro", opinou a secretária-geral adjunta da OAB/RS.
Agetra e Satergs destacam exposição
Pela Agetra, Martins afirmou que a exposição é motivo de satisfação e orgulho para a classe. "Estamos vendo o resgate de depoimentos importantes de advogados que contribuíram ao longo de tantos anos com a Instituição. Todos fazemos parte da Justiça do Trabalho. Esta iniciativa homenageia todos os militantes da área", declarou Martins.
Pela Satergs, Juchem manifestou o reconhecimento da entidade com o projeto do Memorial. "Esta iniciativa é fundamental para o registro da nossa história. Somos uma comunidade jurídica. É importante não só para que entendamos quem somos e por que somos, mas também para valorizarmos aqueles que fazem parte e ajudam a construir isso tudo", disse Juchem.
A mostra “Advocacia Trabalhista Gaúcha – Origem e Trajetória” deverá ficar um mês em exibição no andar térreo do Tribunal. Para o público externo, o horário de visitação é das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados. O TRT4 fica na Avenida Praia de Belas, nº 1.100, bairro Menino Deus, Porto Alegre.
Memorial
Criado em 2003, o Memorial da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul tem como principais objetivos preservar, organizar e disponibilizar ao público a documentação da Justiça do Trabalho na 4ª Região. Além de guardar a história da Instituição por meio de várias ações, a unidade administra um grande acervo de processos trabalhistas antigos. Uma coleção com cerca de 2 milhões de processos, datados de 1935 a 2000, recebeu em 2013 o selo do programa “Memória do Mundo”, da Unesco, passando a ser reconhecida como patrimônio da humanidade.
Com informações do TRT4
06/04/2015 22:53