Home / Noticias / 18.10.2019 23:36

OAB/RS promove evento voltado ao Outubro Rosa

18/10/2019 23:36

A prevenção é uma forma de cuidarmos de nossa saúde. Pensando nisso, e integrando a campanha do Outubro Rosa da OAB/RS, a Escola Superior de Advocacia da OAB/RS (ESA/RS), em parceria com a Comissão da Mulher Advogada (CMA) e a Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA), realizarão na sexta-feira (25), das 9h às 11h30, o evento "ESA/RS no Outubro Rosa". O evento é gratuito, e as inscrições podem ser feitas pelo portaldoaluno.oabrs.org.br.

A diretora-geral da ESA/RS, Rosângela Herzer dos Santos, ressalta o intuito de levar conhecimento e esclarecimento sobre o câncer de mama. “Convidamos a advocacia gaúcha, principalmente as advogadas, para participarem do evento e tirarem suas dúvidas sobre a prevenção do câncer. A CMA e a CAA/RS vão realizar exames gratuitos para a advocacia no dia do evento”.

O professor titular de oncologia da faculdade de medicina da UFRGS, Gilberto Schwartsmann, tratará em sua palestra do tema “O que fazer pela própria saúde”.

Em minha palestra, usarei como exemplo o Estado do Rio Grande do Sul, onde os órgãos de saúde pública,  realizam várias campanhas para que se tornem conhecidas as doenças responsáveis pela morte das gaúchas, como o Câncer de Mama”, afirma Schwartsmann.

Sobre o exame de mamografia, para as mulheres que moram no Estado do RS, o professor aconselha: “Ao contrário do resto do país, em que as mulheres começam a fazer com 50 anos a mamografia, deve-secomeçar com 40 anos, e famílias com riscos específicos devem começar até antes dos programas de detecção precoce e de prevenção. A mamografia ainda é o grande instrumento de detecção. Ela pode detectar a doença bem pequena, quando está no início, e também pode detectar lesões que são pré-câncer, para então removermos essas lesões, podendo se evitar que um tumor apareça”, disse.

A advogada, mestre em Direitos Humanos, Delma Silveira Ibias, segunda palestrante do evento, tratará do tema “O câncer me pegou no contrapé, mas venci de goleada por 3x0”. “Recomendo os exames preventivos sempre, independente de já termos antecedentes familiares. O jargão, quem procura doença, acha, não pode prevalecer. O que deve ser lema é: quem procura, se salva. Faça sempre os seus exames preventivos!”, ressalta Delma.

No evento, a Caixa de Assistência dos Advogados promoverá uma série de serviços gratuitos de saúde para a advocacia, que incluirá fisioterapeuta, com serviços de auriculoterapia. Também haverá exames preventivos: aferição de pressão, teste de glicose, triglicerídeos, colesterol e hepatite C.

Texto: Niége Moreira
Arte: Carlos Pivetta
Assessoria de Comunicação OAB/RS
(51) 3287.1867/1821/1831