Home / Noticias / 11.04.2019 20:21

OAB/RS realiza abertura do Congresso Integra RS

11/04/2019 20:21

A abertura do Congresso Integra RS foi realizada, na noite da quinta-feira (11), pela Comissão Especial de Compliance (CECOM) da OAB/RS. O evento, organizado em parceria com o Instituto ARC – Auditoria, Riscos e Compliance, tem como objetivo reunir profissionais para debater a promoção da cultura, da ética e da integridade; além de discutir temas como a atualização da nova legislação anticorrupção e criminal.

Na ocasião, a secretária-geral da OAB/RS, Regina Guimarães, e a secretária-adjunta da OAB/RS, Fabiana Barth, deram posse à nova diretoria da CECOM: o presidente, Giovani Saavedra; o 1º vice-presidente, Klyverson Moreno; o 2º vice-presidente; Vicente Cardoso de Figueiredo; o secretário-geral, André Luiz Pontin; e os membros Roberta Meneguazz, Tiago Britto Sponton, Rodrigo Moraes de Oliveira e Vinicius Ruas Duarte.

Regina falou sobre a relevância dessa comissão em momentos políticos atuais: “Estamos vivendo, nesse país, situações que precisam ser resolvidas com bom senso, com diálogo, com muita tranquilidade. Essa comissão se propõe a isso”, reiterou.

Já Fabiana destacou a importância de a Ordem Gaúcha caminhar junto ao Conselho Federal nas questões deste tema. “Para transmitir conhecimento aos advogados sobre um tema tão relevante como o Compliance”, disse.

Congresso Integra RS

Iniciando a fala do Congresso, Saavedra agradeceu à secretária-geral da OAB/RS e à secretária-geral adjunta o recebimento da portaria. “Para mim, é uma honra assumir essa presidência, é um serviço que prestamos às pessoas. A ideia é a de que possamos discutir esse tema, o Compliance, que é importante para a nossa classe”, disse.

Saavedra lembrou diversos temas de prevenção à corrupção e convidou os advogados a discutirem se as propostas existentes são realmente as melhores. “Eu queria, desde já, convidar os advogados e as advogadas que tiverem interesse em participar desse debate na nossa Comissão, que está aberta a todos”, finalizou.

A sócia-diretora de qualidade e projetos especiais na FSB Comunicação, Ana Lucia Busch, apresentou aos participantes do Congresso o Guia Exame de Compliance de Opinião, em parceria com o Instituto de pesquisa FSB, com a fundação Dom Cabral e a revista Exame. O Guia nasceu com o intuito de criar um programa que pode regulamentar o relacionamento com agentes públicos. “Hoje, a gente é a única agência de comunicação coorporativa que tem um programa de Compliance”.

O Congresso Integra RS é realizado em parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA), com a Associação Brasileira de Auditoria, Riscos e Compliance (Abrarc), ARC, Federasul, Grant Thornton Brazil e Lexis Nexis e termina na sexta-feira (12).

Fotos e Texto: Renata de Mattos
Assessoria de Comunicação da OAB/RS