OAB/RS realiza mais treinamentos do Processo Eletrônico
28/08/2015 15:16
As capacitações ocorreram no novo espaço de serviços OAB Trend Center para os profissionais da terceira idade e no Auditório Guilherme Schültz Filho, na sede da entidade, com os temas Marco Civil da Internet” e “Escritório sem Papel”.
A Comissão de Direito da Tecnologia da Informação (CEDTI) da OAB/RS promoveu, na manhã desta quinta-feira (27), mais um treinamento do processo eletrônico. O curso, que ocorreu no Centro Integrado de Inclusão Digital (CIID), no novo espaço de serviços OAB Trend Center, teve como foco os advogados da terceira idade, abordando o sistema de forma prática e individualizada.
Durante a capacitação, o presidente da CEDTI, conselheiro seccional Carlos Albornoz, explicou que a capacitação dos advogados para o processo eletrônico é uma das bandeiras primordiais da gestão da Ordem gaúcha. “Temos uma grande preocupação com os advogados da terceira idade, pois alguns advogados sentem dificuldade em operar no processo eletrônico e não podemos permitir que a nova tecnologia exclua os profissionais”, ressaltou.
O vice-presidente da Comissão, conselheiro seccional Miguel Ramos, frisou que “este é um curso que será essencialmente técnico e personalizado, pois cada advogado tem o seu computador para que possa interagir e tirar suas dúvidas na hora”.
Também esteve presente o conselheiro seccional, Luis Eduardo de La Rosa D'Avila.
“Marco Civil da Internet” e “Escritório sem Papel”
A Ordem gaúcha realizou também, nesta sexta-feira (28), as palestras “Marco Civil da Internet” e “Escritório sem Papel”. O evento aconteceu no Auditório Guilherme Schültz Filho, na sede da entidade.
Na abertura, Albornoz falou sobre a intensificação dos treinamentos, que está sendo levado a várias cidades. “A agenda contempla atividades relacionadas à internet e à gestão digital, além da capacitação para o uso do PJe-JT. Com toda essa atividade já conseguimos arrecadar mais de 20 toneladas de alimentos para doação, pois a OAB/RS também tem caráter social”, destacou.
A integrante da CEDTI, Virgínia Chaves, falou sobre a lei que regulamenta o Marco Civil da Internet, que entrou em vigor no ano passado. Segundo ela, “o Marco Civil veio para dar um pontapé sobre relações online. O texto está em constantes adaptações. À medida que é colocado em prática, muitos artigos ainda precisam ser revistos”.
O membro da Comissão, Gustavo Rocha, abordou o tema “Escritório sem papel” e tratou sobre as ligações do processo sem papel. “Nós ainda teremos muitas mudanças na nossa atividade profissional, por isso precisamos discutir sobre gestão, tecnologia e marketing jurídico”, salientou.
Também participou o membro da CEDTI, Felipe Malmann.
Cristielle Valle
Estagiária de Jornalismo
28/08/2015 15:16