OAB/RS realiza palestra sobre crimes do colarinho branco
25/08/2015 15:38
Durante o evento, promovido pela Comissão de Direito Bancário e realizado nesta terça-feira (25) na sede da seccional gaúcha, foram apontadas reflexões sobre condutas criminosas em corporações financeiras.
Visando a apontar reflexões sobre condutas criminosas em corporações financeiras, a OAB/RS realizou, por meio da Comissão de Direito Bancário (CEDB), a palestra Crimes do Colarinho Branco. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira (25), no auditório do 2º andar da sede da seccional gaúcha, e fez parte da programação do Mês do Advogado.
O coordenador da mesa e membro da CEDB, Júlio Spies, realizou a abertura do evento saudando os membros da comissão e todos que estavam presentes, além disso ele destacou a importância de debater o tema. “Este é um assunto de grande relevância social, é papel da OAB/RS e da Comissão de Direito Bancário promover e incentivar este tipo de debate”, pontuou.
O professor da Faculdade de Direito da Universidade de Pelotas, advogado do Defensa (Assessoria Criminal Popular), doutorando em Ciências Criminais pela PUCRS e também membro da CEDB, Bruno Rotta Almeida, foi o palestrante.
O professor analisou o livro “Crimes do Colarinho Branco”, publicado em 1940 e de autoria do americano Edwin H. Sutherland, em que o tema foi abordado pela primeira vez. A partir dessa exposição, contextualizou a história dos crimes do colarinho branco, expondo estudos, panoramas e dados atuais sobre o tema.
“Precisamos entender que nem todos que cometem crimes estão na prisão, tendo em vista que os indivíduos que praticam este tipo de delito são pessoas de respeitabilidade e elevado estatuto social”, ressaltou Almeida que complementou afirmando que os crimes do colarinho branco estão ligados ao âmbito profissional daqueles que o cometem.
Mariane Freitas
Estagiária de Jornalismo
25/08/2015 15:38