Home / Noticias / 04.11.2022 12:49

OAB/RS realiza primeira edição do Universo Jurídico do Agronegócio

04/11/2022 12:49

A OAB/RS realizou, na quarta-feira (2), a primeira edição do Universo Jurídico do Agronegócio, que reuniu advogados, estudantes e produtores rurais para debater assuntos de interesse do direito agrário. Realizado durante o Universo Pecuária, em Lavras do Sul, o evento contou com oficinas e palestras sobre temas como “sucessão e tributos ao lado do produtor” e “desenvolvimento sustentável do agro brasileiro”, entre outros.

Presente no evento, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, destacou o engajamento da Ordem gaúcha na realização do Universo Jurídico. “Em maio deste ano estive na posse da subseção de Lavras do Sul. Já naquele momento, nos foi apresentado o projeto do Universo e, desde então, a OAB/RS se mostrou parceira para a realização do encontro. Dessa forma, a entidade mantém a sua tradição de estar presente nos eventos de interesse da sociedade civil”, disse.

Além disso, o presidente da OAB do Rio Grande do Sul lembrou a participação da entidade nos grandes eventos que envolvem o direito agrário e do agronegócio. “Assim como fizemos hoje, aqui no Universo Pecuária, também marcamos presença na Expointer, com a Casa da OAB/RS, e na Expodireto Cotrijal, que são dois grandes eventos da área”, comentou.

O presidente da Comissão Especial de Direito Agrário e do Agronegócio (CEDAA), Antonio Zanette, salientou a alegria em participar do evento. “Foi possível trazer grandes temáticas para o debate, gerando novas ideais para o direito agrário. Também destaco a altivez do presidente Lamachia, que desde o primeiro momento esteve engajado nos trabalhos”, lembrou.

A presidente da subseção de Lavras do Sul, Andressa Munhoz Souto, salientou que o evento serviu, também, para dar visibilidade ao trabalho da advocacia local. “É importante que o trabalho feito aqui na nossa subseção possa ser conhecido por toda a sociedade. Esperamos que as próximas edições do Universo Jurídico continuem com o engajamento de toda a advocacia”, completou.

Já a membro da CEDAA, secretária-geral da subseção de Santana do Livramento e organizadora do evento, Carolina Normey, disse que a ideia do Universo Jurídico foi trazer ao debate assuntos relevantes à temática do agronegócio. “Planejamos vários tópicos buscando trazer mais conhecimento para os operadores do direito, sejam profissionais que já atuam na área ou sejam estudantes que têm interesse no tema”, concluiu.

04/11/2022 12:49

OAB/RS realiza reunião mensal do Fórum dos Conselhos

04.11.2022

OAB/RS informa: 1ª e 2ª Varas Cíveis e 9º Juizado Especial Cível e Criminal do Foro Regional do 4º distrito em expediente interno