Home / Noticias / 05.04.2014 01:53

OAB/RS reforça diálogo institucional em reunião com Judiciário, Legislativo e Executivo de Santana do Livramento

05/04/2014 01:53

Nos encontros, Bertoluci salientou que “desde 2007, a OAB/RS cultua o diálogo com o objetivo de trabalhar em conjunto para buscarmos soluções para a advocacia e a cidadania”.

Durante a Interiorização Regionalizada da OAB/RS, realizada em Santana do Livramento, nesta sexta-feira (04), o presidente da Ordem gaúcha, Marcelo Bertoluci, acompanhado da diretoria e de presidentes de subseções da Fronteira Oeste, reuniu-se com integrantes dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo.

Nos encontros, Bertoluci salientou que a ida até as instituições estreita as relações com os diferentes poderes do município. “Desde 2007, a OAB/RS tem por base o diálogo com o objetivo de trabalhar em conjunto para buscarmos soluções para a advocacia e a cidadania”, reforçou.

Confira o que foi tratado em cada encontro:

Justiça Estadual

Os dirigentes da OAB/RS reuniram-se com a juíza-diretora do Foro, Annie Kier Herynkopf. Na ocasião, foram relatadas as dificuldades encontradas em diversas Comarcas do Estado com relação à falta de servidores e juízes.

Conforme Bertoluci, a OAB/RS já realizou diversas manifestações demonstrando o caos que se encontra o Judiciário. “Infelizmente essa é uma realidade que enfrentamos na grande maioria das cidades do Estado: a capacidade instalada do Judiciário não sustenta a demanda”.

Outro ponto abordado foi o aviltamento dos honorários advocatícios. O dirigente destacou que "reafirmamos a cada dia que passa que não pouparemos esforços na luta pela valorização da advocacia e contra o aviltamento de honorários. Não abandonaremos a nossa missão de incansavelmente defender as prerrogativas profissionais”.

A juíza declarou que é contra a compensação de honorários e se colocou à disposição da OAB para que, juntos, possam fortalecer o pleito por mais servidores para a Comarca.

Prefeitura e Câmara Municipal

A comitiva da OAB/RS foi recebida pelo prefeito Glauber Gularte Lima, e pelo vereador Gilbert Gisle. Na ocasião, Bertoluci apontou o pleito da OAB local pela contratação de procuradores municipais. Conforme exposto pelos dirigentes, “atualmente, a prefeitura só conta com procuradores que ocupam a vaga por meio de cargos de confiança”.

Bertoluci salientou que a valorização dos profissionais de carreira pública sempre foi uma das lutas da OAB/RS. “Estamos integrados com a advocacia pública que faz parte dos quadros e das decisões da OAB, compondo inclusive o Conselho Pleno”, assegurou.

Receptivo, o prefeito adiantou que já está previsto para o final de 2014 a realização de concurso público para o preenchimento das vagas de procuradores.

Presentes

Acompanharam Bertoluci: o presidente da subseção de Santana do Livramento, Marcio Antonio Couto; a secretaria-geral adjunta, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; o diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji; o coordenador das subseções, conselheiro seccional Jorge Fara; o conselheiro seccional, Luis Eduardo de La Rosa D`Ávila; além de presidentes, diretores e membros de comissões das subseções da região.

Liziane Lima
Jornalista – MTB 14.717

05/04/2014 01:53

Com auditório lotado, OAB/RS abre a Interiorização Regionalizada na Fronteira Oeste