Home / Noticias / 22.09.2014 16:36

OAB/RS sediará Competição de Arbitragem: “Prep-Sul” neste final de semana

22/09/2014 16:36

Nos dias 27 e 28 de setembro, a OAB/RS realizará a 1ª Competição Preparatória à Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz. O evento ocorrerá na sede da entidade (Rua Washington Luiz, 1110) e tem como objetivo estimular o estudo da arbitragem e instigar o debate deste tema.

Promovido pela Comissão Especial de Arbitragem (CEA) da OAB/RS, em parceria com a CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial – Brasil, o evento é aberto para os estudantes de Direito e advogados que queiram assistir.

Buscando difundir o estudo desses temas, especialmente no Estado do Rio Grande do Sul, a Competição Preparatória (Prep-Sul) é uma atividade regional facultativa e autônoma em relação à Competição Brasileira. A Prep-Sul é resultado do convênio estabelecido nacionalmente entre a Comissão Especial de Mediação, Conciliação e Arbitragem do Conselho Federal da OAB (CEMCA) e a CAMARB, sendo administrada pela Comissão Especial de Arbitragem da OAB/RS, utilizando o mesmo caso e regras similares às da Competição Brasileira.

Segundo o presidente da CEA, conselheiro seccional Ricardo Ranzolin, “trata-se, assim, de uma oportunidade para a comunidade arbitralista do estado do Rio Grande do Sul discutir alguns dos temas de maior relevância e atualidade na área, além de auxiliar no desenvolvimento da futura geração de advogados”.

A equipe vencedora, caso já não esteja inscrita voluntariamente, terá vaga assegurada para participar da Competição em Belo Horizonte/MG, do dia 13 a 15 de outubro de 2014.

Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz

A Competição Brasileira de Arbitragem Petrônio Muniz, organizada pela CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial Brasil - desde o ano de 2010, já faz parte do calendário dos eventos de arbitragem no país e tem contado com a participação de estudantes de todo o país e de renomados arbitralistas na composição dos Tribunais avaliadores.

Por meio de iniciativa pioneira, a CAMARB trouxe ao Brasil a experiência das moots realizadas em todo o mundo, em especial na Europa e nos Estados Unidos. A Competição Brasileira de Arbitragem foi implantada com o propósito de contribuir para a difusão da arbitragem bem como para preparação dos jovens arbitralistas para a prática da advocacia, preparando profissionais mais qualificados para atuar em arbitragens.

Juliana Jeziorny
Jornalista – MTB 15.416