Home / Noticias / 05.06.2015 11:51

OAB/RS troca experiências com outras instituições durante a VI Semana Interinstitucional do Meio Ambiente

05/06/2015 11:51

O evento teve como tema o sistema de controle de consumo de água e energia e a sustentabilidade.

Nessa terça-feira (02), a Ordem gaúcha, por meio do Sistema de Gestão Ambiental da OAB/RS (SGA), participou da VI Semana Interinstitucional do Meio Ambiente. O evento, que teve como tema o sistema de controle de consumo de água e energia e a sustentabilidade, foi realizado por meio do Grupo Interinstitucional de Cooperação Socioambiental (GISA).

O encontro, que ocorreu na Escola Superior da Magistratura, em Porto Alegre, foi conduzido pela coordenadora do GISA e vice-presidente da Comissão de Direito Ambiental (CEDA) da OAB/RS, Marília Longo. “É um enorme prazer falar em nome da primeira coordenação do GISA. Na semana em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebramos a sexta edição do evento do GISA dedicado ao tema. Festejamos este momento, porque nestes seis anos de história temos conquistas a serem celebradas e, mesmo focados nos nossos trabalhos presentes, olhamos sempre para o futuro com olhos de quem sabe que os desafios das múltiplas crises enfrentadas na atualidade irão impactar o meio ambiente”, afirmou.

No evento, além de Marília, palestraram a presidente e a integrante da CEDA, Cláudia Lima Marques e Cíntia Schmidt. Elas abordaram a experiência do grupo da seccional, tido como referência no tema.

GISA

O GISA é um acordo de Cooperação Interinstitucional que visa à conjugação de esforços com o objetivo de trocar informações, promoção de ações conjuntas, estímulo e socialização de projetos voltados às ações socioambientais. Em 2013, o grupo abordou o tema da água, por ser o Ano Internacional das Nações Unidas da Cooperação pela Água (conforme Resolução da ONU A/RES/65/154).

Compõem o grupo: a OAB/RS, o TJRS, o Ministério Público do RS, o Tribunal Regional Federal – 4ª Região, o Tribunal Regional do Trabalho – 4ª Região, o Tribunal Regional Eleitoral do RS, o Tribunal de Contas do RS, o Tribunal de Justiça Militar do RS, a Procuradoria-Geral do Estado do RS, a Procuradoria Regional da República – 4ª Região, o Ministério Público do Trabalho – 4ª Região, o Ministério Público de Contas – 4ª Região e a Associação dos Juízes do RS.

Vítor Rosa
Assistente de Jornalismo

05/06/2015 11:51

Advocacia gaúcha comemora seis anos de sede própria