Home / Noticias / 17.07.2009 19:58

OAB Vai à Escola será implantado no interior do estado

17/07/2009 19:58

A coordenadora do projeto, Carmelina Mazzardo, visitou os municípios de Cruz Alta, Ijuí, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa e Três de Maio, para apresentar a iniciativa social da Ordem gaúcha.

A Ordem gaúcha, por meio da coordenadora do projeto OAB Vai à Escola, conselheira seccional Carmelina Mazzardo, visitou os municípios de Cruz Alta, Ijuí, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa e Três de Maio, nos dias 02 e 03 de julho. O objetivo da viagem foi apresentar a iniciativa da entidade para iniciar o programa nas instituições de ensino da região.

O projeto OAB Vai à Escola está sendo realizado nos colégios estaduais e municipais de Porto Alegre. O objetivo da proposta é levar noções de cidadania a estudantes e comunidades localizadas em zonas de vulnerabilidade social, prestando esclarecimentos sobre diferentes assuntos que visam à inclusão social. De acordo com Carmelina, a OAB gaúcha e suas várias comissões têm muito com o que contribuir no processo de conscientização das populações mais carentes.

“Representantes de diversas cidades de todo o estado estão procurando a Ordem gaúcha para implantar o projeto nas escolas de seus municípios, já que é uma iniciativa bem-sucedida na Capital”, afirmou Carmelina.

Visitas e palestras

Na manhã do dia 02, em Cruz Alta, a coordenadora do projeto fez palestra na subseção, onde apresentou o OAB Vai à Escola ao coordenador regional de Educação (CRE) e a advogados da região. Na ocasião, a CRE se responsabilizou em relacionar as escolas para implantação do projeto. A subseção, por sua vez, tratará do assunto com a Secretária de Educação de Cruz Alta para que as escolas do município também sejam beneficiadas pelo projeto. “O entusiasmo da diretoria da OAB local é garantia de sucesso ao OAB Vai à Escola na região”, afirmou o presidente da subseção, Pedro Furian Sessegolo.

No início da tarde do dia 02, Carmelina esteve na subseção de Ijuí, onde apresentou o projeto. Estavam presentes membros da diretoria da Ordem local, representantes das Secretárias Municipal e Estadual de Educação e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, diretores de escolas, a coordenadora do curso de Direito da Unijuí e integrantes da Comissão da Mulher Advogada da subseção. “Este projeto que será implantado na cidade é fundamental para a formação dos estudantes”, ressaltou o presidente da subseção de Ijuí, Izaura Melo de Freitas.

Ao visitar São Luiz Gonzaga, na manhã do dia 03, Carmelina palestrou para todos os diretores de escolas que integram a 32ª Coordenadoria Regional da Educação. Também estavam presentes a diretoria da subseção e advogados da região. O presidente da OAB local, Jorge Enio Pinto dos Santos, elogiou a iniciativa seccional em implantar um projeto de tamanha relevância social. “Diversos advogados tem interesse em participar do programa”, salientou o dirigente.

No mesmo dia, à tarde, Carmelina esteve na subseção de Santa Rosa, apresentando o OAB Vai à Escola. Na ocasião, estiveram presentes o conselheiro seccional Aldi Pedro Brandão, a secretária municipal de Educação, os representantes da 17ª CRE, a diretoria da subseção e advogados da região. O presidente da Ordem local, Luis Fernando Pias, destacou a importância do projeto e se comprometeu com a implantação do OAB Vai à Escola na cidade.

Encerrando a viagem à região, Carmelinda visitou Três de Maio, onde foi realizada a apresentação do projeto, em reunião na Câmara de Vereadores. Participaram a diretoria da subseção, advogados, professores e a secretária municipal de Educação. O presidente da subseção de Três de Maio, Vilson Luiz Vanin Trage, enalteceu a iniciativa da Ordem gaúcha, colocando a OAB local à disposição para a implantação do projeto em parceria com as escolas.

17/07/2009 19:58

OAB Soledade informa prorrogação do expediente interno do foro até o dia 24/07

17.07.2009

OAB/RS debaterá mediação com os advogados Juan Vezzulla e Adolfo Braga Neto nesta sexta-feira (17)